Policial

Apreendidos menores acusados de assalto e agressão a uma adolescente no Centro de João Neiva

Postada em:

Apreensão teve participação da Polícia Militar de Baixo Guandu
 



Foi apreendido, na noite desta quarta-feira (08), um menor envolvido em um assalto ocorrido na Praça da Igreja Católica, no Centro de João Neiva, onde uma adolescente foi agredida com uma coronhada na cabeça. Imagem ilustrativa

Leia também: Governo do Estado sanciona leis e cartão ES Solidário vai beneficiar mais de 87 mil famílias 

Usando imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais, a Polícia Civil de João Neiva consegui identificar os autores e descobriu que são moradores de Baixo Guandu.
 

A troca de informações com a Polícia Militar do município do noroeste capixaba foi fundamental para o sucesso da operação. A prática tem sido muito utilizada pelo delegado Leandro Sperandio, chefe da delegacia de João Neiva.

Os militares de Baixo Guandu já conheciam os infratores e, na noite de ontem, apreenderam um deles na Rod. ES 446. Quando foi abordado, menor, de 17 anos, conduzia uma moto Honda CG 125 no sentido Baixo Guandu x Itaguaçu. Em um dos bolsos o adolescente carregava um celular que foi roubado em João Neiva.

O outro menor, que supostamente participou do assalto, já havia sido apreendido no último dia 27 de março também por militares de Baixo Guandu, que cumpriram mandado expedido pela justiça de João Neiva.

Assalto em João Neiva:
Na madrugada do dia 6 de março de 2021, por volta das 3h, dois rapazes de 17 e 18 anos, além de uma adolescente de 15 anos, conversavam na praça em frente à Igreja católica, no Centro de João Neiva. Em determinado momento os três amigos foram surpreendidos por dois adolescentes, sendo um deles armado com revolver, que roubaram das vítimas dois aparelhos de celular e um cartão de banco.

Muito agressivo, um dos assaltantes desferiu uma coronhada (bateu com o cabo da arma) na cabeça da adolescente de 15 anos e ainda efetuou dois disparos para o alto. Na fuga, os ladrões deixaram cair um celular, mas o aparelho não pertencia a uma das três vítimas e pode ter sido roubado de outra pessoa.

No local existem câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais, que ajudaram a Polícia Civil na identificação dos infratores.

Alto índice de Elucidação:
Ladrões que agem em João Neiva, mesmo os oriundos de outros municípios não estão encontrando vida fácil no município. Dos assaltos praticados neste ano de 2021, 80% deles foram elucidados resultando sempre em prisões ou apreensões dos envolvidos. A troca de informações entre o delegado e investigadores da Polícia Civil com outras forças policias, como Militar, PRF e também com a Guarda Civil da Grande Vitória já resultaram na identificação e prisão ou apreensão de criminosos oriundos de vários municípios, que atuam em João Neiva.

Para o delegado Leandro Sperandio, outros fatores fundamentais para as rápidas respostas à criminalidade são a dedicação, dos militares na confecção dos Boletins Unificados (BUs), a o empenho dos investigadores da Polícia Civil e a agilidade do Ministério Público.

“Sem esses fatores e sem as informações passadas pela comunidade, que tem sido nossa grande aliada, certamente teríamos muito mais dificuldade para manter esse índice de elucidações”, disse o delegado ao Site Aracruz.