Economia

Aracruz é considerada a 7ª melhor cidade para se investir no setor industrial no Brasil

Postada em:

A posição estratégica e a logística de Aracruz são dois dos grandes diferenciais e os principais fatores de atração de investimentos e desenvolvimento econômico

 

Com uma localização privilegiada, em um ambiente propício a abrigar grandes negócios, Aracruz tem um conjunto de indicadores sociais e econômicos que o coloca como a 7ª melhor cidade brasileira para se investir no país. O estudo foi realizado pela Urban Systems, denominado “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, levou em conta quatro eixos: desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura. A pesquisa analisou dados e indicadores de 326 municípios brasileiros, todos com mais de 100 mil habitantes.

Leia também: Quarentena no Estado não vai mudar tratamento do câncer

Para o prefeito de Aracruz Dr Coutinho, a colocação do município no ranking nacional, demonstra o fruto de muito trabalho e dedicação da administração pública e parcerias com a Câmara de Vereadores, os governos Estadual, Federal e setor privado, que tem trabalhado e articulado a atração de investimentos para o município. “Aracruz com esse resultado de sétimo lugar, vai atrair mais empreendimentos. O município disponibiliza programas de incentivo que oferecem excelentes oportunidades para essa atração de empresas e aceleramento do crescimento. Assim, cada vez mais nos empenhamos em construir e oferecer uma cidade adequada às necessidades que satisfaçam os anseios de todos aqueles que contribuem para o contínuo progresso da cidade, porque entendemos que desenvolvimento se faz com qualidade de vida”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) José Eduardo Azevedo, Aracruz tem uma vocação natural para o crescimento, o município destaca-se em disponibilidade de energia, gasoduto cortando a extensão territorial, pista de pouso, para aeronaves, importante parque metal mecânico e químico, complexo portuário, terminal ferroviário, estradas estaduais sendo revitalizadas e duplicadas, produção de petróleo e gás e Centros Empresariais para acolher empreendimentos. Aqui se valoriza muito o micro e o pequeno empreendedor, sem deixar de dar atenção especial aos grandes projetos industriais. A posição estratégica e a logística de Aracruz são dois dos grandes diferenciais e os principais fatores de atração de investimentos e desenvolvimento econômico”.

Para chegar ao ranking, o estudo utiliza oito indicadores como base para todas as cidades. Eles estão atrelados ao impacto da Covid-19 na saúde da população e na economia, além do desempenho econômico das cidades em aspectos como empregabilidade, por exemplo. Além disso, para cada setor são utilizados indicadores específicos para atribuir pontuação. Durante 20 anos a Urban Systems acumula conhecimentos e competências que a tornaram referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil.