Cultura

Dia do artesão: Aracruz produz objetos de grande beleza e originalidade

Postada em:

A diversidade cultural de Aracruz revela muitas belezas, delicadeza e talentos. A prova disso está no artesanato produzido em nosso município. Os artesãos estão em todo canto da cidade, nas aldeias indígenas, na orla, no interior, produzindo objetos que chamam a atenção pelo encanto e originalidade. Aracruz tem aproximadamente 300 artesãos e por isso, o seu dia, 19 de março, não poderia ser esquecido. 

“O artesanato tem grande importância econômica e é uma alavanca para o turismo sustentável de nosso município. Nosso objetivo é a valorização do artesanato e o reconhecimento dos nossos talentos”, destacou o secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier.

Aracruz conta com as seguintes associações: Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (ASSAOARA), Associação dos Artesãos de Aracruz (ARTEARA), CRIARTE / Espírito das Águas (Barra do Riacho e Santa Cruz), Nós Mulheres Marcenaria, RODOARTE e Artesanato indígena Tupiniquim e Guarani.

O secretário ressalta ainda, que o artesanato é uma profissão e que deve ser muito valorizada. “Em cada objeto criado está a expressão em pequenos detalhes da cultura de uma cidade. A este profissional nosso reconhecimento e apoio para que sua arte seja conhecida em toda nossa região, estado e país”.