Cultura

Festival “Velas do Piraque-Açu” oferece programação para alunos da rede pública de Aracruz

Postada em:

A primeira edição do “Festival de Cinema Velas do Piraquê-Açu” está chegando e os alunos da rede municipal de ensino de Aracruz também terão a oportunidade de assistir filmes de curtas selecionados durante todo o processo. A Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Satirica Filmes, empresa responsável pelo festival, prepararam uma programação cheia de opções para os estudantes.

 

Leia também: Ambulâncias do SAMU chegam a Aracruz

Indústria moveleira de Linhares se prepara para retomada do mercado

Bolsonaro anuncia Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Receita esclarece como declarar redução de jornada no Imposto de Renda

Zagueira-artilheira leva Ferroviária à semi da Libertadores Feminina

 

Através da mostra “A Escola Vai ao Cinema”, os alunos vão assistir filmes de curtas, e poderão votar no melhor curta da mostra. Além disso, eles poderão participar de quatro oficinas ministradas por profissionais do Sebrae, entre os dias 23 a 25 de março. 
 

A programação não para por aí. O festival ainda conta com três palestras; exibições de outros curtas; live com o cacique da aldeia Nova Esperança; mostra com filmes produzidos pelos alunos das escolas públicas; sarau de poesia com Lobo Pasolini, Luiza Lubiana, Eriton Berçaco, Alexandre Batalha, Alencar (moradora de Santa Cruz com 90 anos) e Leonora (moradora de Santa Cruz com 10 anos). No dia 27 (sábado), será realizado um encontro de veleiros em Santa Cruz e o encerramento do festival será por meio de transmissão online com Simone Mazzer e sua banda. 

“O festival Velas do Piraque-Açu vai proporcionar aos nossos alunos o contato com a cultura e além disso, com temas de extrema importância para nossa sociedade. Tudo acontecerá de forma online, mas sem perder o verdadeiro objetivo de levar ensinamentos e diversão para todos”, destaca a secretária da Semed, Jenilza Spinassé Morelatto. 

 

O Festival 

O festival “Velas do Piraque-Açu” será realizado entre os dias 26 e 27 de março, de forma online. Os filmes exibidos abordam temas com questões importantes e urgentes para a sociedade, como democracia e cidadania. O evento é realizado pela Satirica filmes e a cineasta Luiza Lubiana e conta com o apoio das secretarias de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur) e a de Educação (Semed), além da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via Lei Aldir Blanc. Devido a pandemia do Covid-19, a transmissão dos vídeos não poderá ser de forma presencial e para assistir todos os filmes, basta se inscrever no canal do YouTube da Satírica Filmes. Clique no link para acessar o canal:

https://m.youtube.com/user/LUIZA4433) 

Inscrições

A programação do festival conta com oficinas ministradas por profissionais do Sebrae com os seguintes temas:

- Características da Redes Sociais (Segunda-feira - 9h às 13h); - Viagem ao mundo do Empreendedorismo (Terça-feira - 9h às 13h); - Estratégia de Marketing Digital (Quarta-feira - 9h às 13h); - Como Vender mais através da Presença Digital (Quinta-feira - 9h às 13h). 

São 20 vagas disponíveis e para se inscrever, basta enviar as seguintes informações para o e-mail: fvp.producao@gmail.com 

NOME DA OFICINA;

NOME COMPLETO DO PARTICIPANTE;

CPF;

ESCOLARIDADE;

ENDEREÇO COMPLETO; 

EMAIL; 

TELEFONE.