Geral

CadÚnico: famílias de Barra do Sahy e Santa Marta devem atualizar dados

Postada em:

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e equipe do Cadastro Único/Bolsa Família estará nas localidades de Barra do Sahy e Santa Marta no próximo sábado (13/03), das 8h às 15h, na Igreja Batista (em frente ao posto de gasolina) para atualizar os cadastros das famílias. Aquelas famílias que ainda não possuem, também devem se cadastrar, caso estejam nos critérios.

A secretária da Semds, Dileuza Marins Del Caro explica que a atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, que reúne informações das famílias. “É o principal instrumento na identificação das famílias mais vulneráveis. Por isso, é fundamental manter a ferramenta com informações corretas e sempre atualizadas”.

Na ocasião a equipe também continuará tirando dúvidas a respeito do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Todos os moradores da residência devem levar os documentos originais, contra-cheque ou rescisões de contrato de trabalho dos últimos 12 meses de quem trabalhou e comprovante de residência.

Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada à gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício.

O que é o Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Em Aracruz cerca de 13 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único.