Saúde

Médico explica por que dor nas costas aumentou durante a pandemia

Postada em:

Sedentarismo e ansiedade causados pela quarentena contribuem para uma piora nas dores de coluna, conforme aponta estudo brasileiro

 

Um estudo online realizado em 2020 com 45.161 pessoas em todo o Brasil pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fiocruz e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que as dores de coluna aumentaram 41% durante a pandemia. Este percentual era de 18,5% antes da quarentena. 

Leia também: Bancos não terão expediente durante feriado de carnaval 

Suzano atinge marca de 12 milhões de toneladas de celulose e papéis vendidos em 2020

AstraZeneca espera produzir 200 milhões de doses de vacina até abril

Brasileiro: Fluminense e Atlético-MG empatam sem gols no Maracanã

Pandemia: Testemunhas de Jeová oferecem ajuda para lidar com ansiedade 

Além disso, um terço dos entrevistados disse que tiveram uma piora nas dores que já sentiam.

“A pandemia já dura 11 meses e desde então os brasileiros tiveram suas rotinas alteradas por causa da quarentena. Antes do coronavírus, 36% das pessoas faziam atividade física. Esse percentual caiu para 14%. O sedentarismo somado ao estresse do confinamento acaba gerando dores na coluna por conta da tensão que ela sofre”, explica o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna.

Segundo o especialista, pessoas ansiosas acabam comendo mais do que deveriam. Com isso, o ganho de peso eleva a sobrecarga na coluna, o que pode causar sérios danos. 

De acordo com o estudo, antes da pandemia, os brasileiros assistiam TV por 1,8 hora ao dia. Na quarentena, esse tempo subiu para 3,3 horas. O período em frente ao computador, tablet ou celular subiu de 3,8 horas por dia para 5,3 horas. 

Home office

Lourimar Tolêdo lembra ainda que muita gente passou a trabalhar em casa durante a pandemia, e que nem sempre o trabalho em home office está sendo feito em ambiente ergonomicamente adequado, o que contribui para um aumento nos casos de dor nas costas. Para o especialista, é preciso cuidar da coluna também enquanto trabalha.

“A mudança repentina de local de trabalho provocou uma epidemia de dor nas costas. Para minimizar esse problema, dê preferência a uma cadeira ergonômica, que permita se sentar numa posição adequada, deixando a coluna na postura correta. Outras dicas importantes são manter os pés em contato com o chão enquanto estiver sentado, e deixar a tela do computador na mesma altura dos olhos, para não forçar os músculos do pescoço”, afirma Lourimar Tolêdo.

O ortopedista recomenda ainda a parar e alongar o corpo a cada uma hora de trabalho: “Levante-se para beber água ou ir ao banheiro, aproveitando para se esticar um pouco”.

 

Dicas para evitar dores na coluna:

 

Fora do trabalho

• Não se descuide da atividade física. O ganho de peso eleva a sobrecarga na coluna, o que pode causar sérios danos.

• Reduza o tempo à frente do computador, celular, tablet ou TV. Manter o corpo em movimento é um cuidado importante com a coluna.

 

Durante o trabalho

• Use uma cadeira ergonômica, que permita se sentar numa posição adequada, deixando a coluna na postura correta.

• Mantenha os pés em contato com o solo enquanto estiver sentado.

• Deixe a tela do computador na mesma altura dos olhos, para não forçar os músculos do pescoço.

• Pare e alongue o corpo a cada uma hora de trabalho.