Geral

Chuvas: Defesa Civil em alerta no município

Postada em:

A Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab) da Prefeitura de Aracruz está em alerta por causa da previsão de chuvas para ate a próxima quarta-feira no município. Desde a madrugada de sábado (06/02) está chovendo na cidade, mas a Defesa Civil do município informa que, até o momento, não foram registradas ocorrências de alagamentos e que está monitorando o município. 

Leia também: MEC publica relação de aprovados na segunda chamada do Prouni

Com a chegada das chuvas as equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam apresentar perigo para a população. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Daniel Rocha dos Santos considerando o volume de chuva que já caiu sobre Aracruz, o solo já está bem saturado, por isso a Defesa Civil orienta a população.

“Observe no barranco a presença de sinais de trincas ou rachaduras; postes inclinados; muros trincados ou embarrigados; árvores inclinadas; trincas ou rachaduras nas paredes da casa; estalos dentro de casa ou qualquer outro sinal anormal. Caso isso ocorra, é sinal que o solo está se movimentando e poderá ocorrer um deslizamento de massa”, disse Daniel.

O coordenador ressalta também que as famílias que moram em locais de alagamentos devem ficar atentas ao volume de águas e monitorar os canais que possam transbordar. “O cidadão que passar por algumas dessas situações deve juntar seus documentos e outros objetos de pequeno valor, desligar os relógios de água e energia, e imediatamente sair do local e informar a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

Para acionar a Defesa Civil, o cidadão deve ligar no telefone 3270-7969, e em caso de emergência 199. A equipe permanece de plantão 24 horas.