Esporte

Marcus Vicente assume presidência da CBF

Postada em:

O deputado federal Marcus Vicente (PP-ES), é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. O anúncio foi feito nesta quinta feira, através de nota da instituição à imprensa.

A ascensão de Vicente se deve ao afastamento do presidente Marco Polo Del Nero, que pediu licença do cargo em função das acusações feitas pela justiça americana, de que teria se beneficiado de esquemas de venda de direitos de transmissão de jogos da Seleção Brasileira.

Apesar de assumir como interino, Vicente, que é ex-prefeito de ibiraçu, garante que permanecerá no cargo até o fim do mandato de Del Nero, que se encerra em dezembro de 2019. Por ser mais velho, o sucessor natural de Marco Polo Del Nero seria Delfim de Pádua Peixoto, vice da região sul, porém Del Nero optou por Vicente para evitar que o poder chegasse às mãos de seu desafeto.

Marcus Vicente chefiou a delegação brasileira nos últimos jogos da seleção diante da Argentina, em Buenos Aires, e contra o Peru, em Salvador, jogos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

O novo mandatário da CBF também já foi presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo.

Segue, na íntegra, o comunicado da CBF:

"A Confederação Brasileira de Futebol vem a público informar, face às noticias veiculadas nesta data, que o Presidente Marco Polo Del Nero apresentou pedido de licença do cargo com a finalidade de dedicar-se à sua defesa, em vista de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da FIFA.

Em nenhum dos procedimentos relatados foi conferida ciência ao Presidente do conteúdo das acusações, sendo certa sua absoluta convicção da comprovação de sua inocência, tão logo possa exercer os consagrados e constitucionais direitos ao contraditório e à ampla defesa.

Neste período de licença, o Presidente, em cumprimento às suas atribuições estatutárias, designa, interinamente, para o exercício da Presidência da CBF o Vice-Presidente Marcus Antônio Vicente".