Geral

Suzano beneficia mais de 7 mil pessoas no Espírito Santo com ações de voluntariado

Postada em:

A Suzano envolveu mais de 800 voluntários e voluntárias, entre colaboradores, familiares e parceiros espalhados em 12 estados do Brasil, e em 2020, beneficiou mais de 20 mil pessoas pelo país com o programa Voluntariar. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e talento, em que os profissionais e familiares se colocam à disposição para atuar em projetos apoiados pela empresa.

 

O Voluntariar já existe há quase duas décadas, buscando renovar o olhar e as atitudes, reconhecendo que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, em conjunto, é possível promover mudanças positivas na comunidade. Com essa conexão, a empresa fortalece o trabalho voluntário e potencializa a transformação social.

 

Há várias possibilidades dentro do programa, como o Formare (curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, em parceria com Fundação Iochpe), o Suzano na Escola e o programa O Futuro do Trabalho (capacita jovens sobre conceitos de carreira, profissões do futuro e habilidades necessárias para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement).

 

O Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

 

“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é sempre uma troca, todos ganham, quem recebe e quem se propõe a ajudar. O Voluntariar facilita essa troca, inspira as pessoas para o protagonismo social, fortalece seu papel de agente de transformação na sociedade ao incentivar que os colaboradores e familiares compartilhem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa”, destacou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

 

No Espírito Santo, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas por meio de voluntários e voluntárias. Entre eles está Elaine Cristina de Oliveira, analista de PCP da Suzano, que já atuou no programa O Futuro do Trabalho e hoje está no projeto Gente que Transforma – Enem, em parceria com Instituto Joule, que leva mentoria para jovens negros e negras e egressos do Voluntariar que irão realizar as provas do ENEM em 2021. Para ela, exercer a empatia e colocar a solidariedade em prática não é uma tarefa fácil, mas gera inúmeros benefícios para quem doa e quem recebe.

 

“Sempre temos desculpas para fazer coisas que saem da nossa rotina, para mim não foi diferente. Porém, quando passei a voluntariar com os jovens, entendi que o tempo quem administra sou eu. Já passei por diversos processos de voluntariado e cada vez mais fico anestesiada com tanto amor e aprendizado. Não sou a melhor professora e muito menos a melhor aluna, mas ver os olhinhos deles vidrados em nós e perceber que eles conseguiram algo, não tem preço”, reflete Elaine.

 

Voluntariar

O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizarem ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade.

 

Guia de Voluntariado Remoto e Virtual

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode fazer o download do material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos. Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem!

 

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.