Saúde

Paciente com suspeita de Ebola assusta moradores de Aracruz

Postada em:

A tarde de segunda foi de muita preocupação para muitos moradores de Aracruz e especialmente para quem presenciou a movimentação no Hospital São Camilo, onde um paciente deu entrada com suspeita de estar contaminado com o vírus Ebola.

O local onde o paciente foi acomodado ficou isolado alterando a rotina do hospital e, por algum tempo, não se podia sair ou entrar em alguns setores da unidade, o que deixou assustadas muitas pessoas que têm familiares internados no hospital.

O paciente é de Aracruz e há três anos reside em Angola, País da África, continente onde já foram registrados mais de 14 mil casos de Ebola, doença que já matou mais de 10 mil pessoas. O paciente está há 22 dias em Aracruz aonde veio visitar a família e, nesta segunda feira, precisou ser levado às pressas para o hospital com febre alta, dores de cabeça e outros sintomas que levaram à suspeita de Ebola.

No final da tarde, a Prefeitura de Aracruz divulgou nota informando que após vários exames, a suspeita foi descartada pelas equipes das vigilâncias epidemiológicas municipal e estadual. Ainda segundo a nota, foram coletadas amostras de sangue do paciente para serem encaminhadas ao serviço de referência estadual.

Agora a principal suspeita é de que a patologia apresentada pelo paciente seja Malária, doença geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, também comum em países da África. A Malária também pode ser de alta gravidade, mas não é contagiosa. O paciente continua em observação e isolado no próprio Hospital.