Economia

Suzano capacita pequenos fornecedores da área de logística florestal no Espírito Santo

Postada em:

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vai capacitar fornecedores de transporte florestal no Espírito Santo. A iniciativa faz parte do Programa Semear, desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espirito Santo (Sebrae/ES).

 

Lançado em setembro no Estado, o programa visa fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, ampliando a qualificação dos parceiros locais e incentivando o crescimento estruturado por meio de boas práticas de gestão, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental adotados pela Suzano.

 

O primeiro encontro, realizado em formato on-line em meados de setembro, contou com a presença de 43 fornecedores capixabas. Foram apresentadas todas as etapas que compõem o projeto, com término previsto para março/21. Os participantes ainda puderam assistir à palestra sobre empreendedorismo, ministrada pela economista e consultora em Gestão Empresarial, Gisela Brumana. Além do Espírito Santo, o programa está em andamento nas unidades da Suzano na Bahia e em Mato Grosso do Sul.

 

Reginaldo Ferreira de Souza, sócio-proprietário da Transpapagaio Transportes e Locações, é um dos participantes da capacitação e destaca a importância da iniciativa. "O programa Semear vai trazer resultados positivos, especialmente na parte técnica, com assuntos relacionados às áreas financeira, de gestão e economia. Lidar com essa parte mais técnica, aprender como calcular e projetar um fluxo de caixa dentro de uma perspectiva realista, por exemplo, é difícil”, relata o fornecedor da Suzano.

 

Com o Semear, a Suzano busca apoiar o desenvolvimento local com uma rede de parceiros sustentáveis, melhorar a performance dos fornecedores e gerar e compartilhar valor com a cadeia de suprimentos. Para isso, o programa prevê, sem custo aos participantes, abordar temas como empreendedorismo, inovação, planejamento, relacionamento com o cliente, gestão financeira, entre outros. Na programação estão contempladas aulas online, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira, palestra sobre tributação especial e sobre responsabilidade socioambiental e valores.

 

“O programa Semear é uma das formas em que nós gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. Por meio do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito feliz em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia”, destaca Viviane Danemberg Gomes Licht, gerente executiva de Suprimentos.

 

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.