Educação

Portocel reúne mais de 70 participantes em formação on-line sobre educação ambiental

Postada em:

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho, em Aracruz, destaca as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), que promoveu uma formação on-line para educadores e profissionais de escolas da rede municipal.

Com o tema “Educadores do Novo Mundo”, o encontro reuniu virtualmente mais de 70 participantes, abrangendo profissionais de escolas da Barra do Riacho, Barra do Sahy e Vila do Riacho. O objetivo é apoiar instituições de ensino e multiplicar atitudes positivas para o cuidado com o meio ambiente.  

 

A formação de educadores e profissionais acontece anualmente, sempre direcionada para a área da educação ambiental baseada em uma metodologia de orientações pautada em práticas reflexivas e participação crítica. Neste ano, o encontro aconteceu em setembro e por conta da pandemia, pela primeira vez, em formato virtual. A programação foi dividida em quatro módulos com abordagem de temas como sustentabilidade, coleta seletiva, cartilhas de orientações e estudo de caso com discussão de propostas de trabalho para os alunos desenvolverem em casa, dentro do contexto da sustentabilidade.

 

O Programa de Educação Ambiental da Portocel foi iniciado em 2015 e reafirma o compromisso do Terminal com as práticas sustentáveis, além de buscar estimular esse comportamento junto às comunidades vizinhas.

 

“Desde o início do programa, investimos em ações de educação ambiental para conscientizar e multiplicar atitudes relacionadas à conservação do meio ambiente. E mesmo no momento de isolamento social, as ações do PEA continuaram. Inovamos com a utilização de plataformas digitais e tivemos grande engajamento dos professores e educadores da região na capacitação on-line”, destaca Gislene Rabelo, analista de Sustentabilidade de Portocel.

 

Ela acrescenta que uma das atividades que obteve grande envolvimento dos participantes foi a demonstração sobre a separação de resíduos sólidos na coleta seletiva. “O município de Aracruz conta com o serviço de coleta seletiva e a atividade é um incentivo à ação de todos no sentido de praticar a separação dos resíduos, que gera renda para algumas famílias. Agora a ideia é estender essas atitudes também entre os alunos”, disse Gislene.

 

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra.