Coronavírus

Monitora Aracruz fará testagem rápida em pessoas com necessidades especiais nesta quarta-feira (14/1

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realizará nesta quarta-feira (14/10), das 8 às 16 horas, testagem rápida para detecção do novo coronavírus (Covid-19), na sede da Apae. A atividade será direcionada a pessoas com necessidades especiais, físicas e mentais. Também será oferecida vacinação contra gripe, sarampo e poliomielite.

Leia também: Ponto facultativo do Dia do Servidor é transferido em Aracruz

Suzano e do bem firmam parceria para uso de canudos de papel na linha de sucos bemzinho 

Decisão do Conselho Municipal de Educação de Aracruz quanto ao não retorno das aulas é homologada

A iniciativa faz parte do Projeto Monitora Aracruz, em parceria com a Portocel, e adota como base o Método de Wuhan, que consiste numa testagem em massa, dividida por grupos, com o objetivo de obter o número de casos assintomáticos e averiguar o nível de disseminação do coronavírus na cidade.

Em Aracruz já foram testados os seguintes grupos: funcionários e idosos da Casa de Repouso e asilo, lideranças comunitárias, pescadores, lideranças religiosas, comerciantes e comerciários, profissionais das forças de segurança pública, servidores municipais, população em geral que compareceu às testagens realizadas em diversos bairros.

Os bairros contemplados foram Centro, Sauê, Santa Cruz, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Jacupemba, Guaraná, Segatto, Limão, Santa Marta, Santa Rosa e Bela Vista. Essa testagem é considerada eficaz para se obter um diagnóstico e o índice de contaminação no município.

A intenção da Semsa é conseguir testar 15% da população de Aracruz para diminuir a disseminação da Covid-19, uma vez que os assintomáticos são os maiores responsáveis pela contaminação e por não saberem que estão com a doença continuam circulando e transmitindo.

Os casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus em Aracruz são acompanhados por uma Central de Monitoramento. Para esclarecer dúvidas e/ou solicitar orientações, a pessoa pode ligar para (27) 3270-7979, 9 8868-0262 ou 9 9717-6183.