Policial

Condenado a 190 anos foge durante trabalho em Penitenciária de Segurança Máxima de Viana

Postada em:

Fugitivo é investigado pela morte de irmão do prefeito de Fundão e seria o verdadeiro chefe do tráfico em João Neiva.
 

Um detendo de alta periculosidade escapou hoje da Penitenciária de Segurança Máxima II de Viana, região metropolitana de Vitória.

Leia também: Conheça as medidas de segurança contra covid-19 para o dia da votação

De acordo com fontes ligadas à polícia, o fugitivo é Marcio Veira, de 41 anos, condenado a 190 anos de prisão por vários crimes violentos. Ele também responde pela morte do empresário Josias Rocha Nunes, irmão do atual prefeito de Fundão, que foi vítima de latrocínio em 2011, crime pelo qual ainda não foi julgado.
 

Ainda de acordo com as fontes, o detento, que cumpria pena no local há 8 anos, foi designado para realizar um serviço de manutenção na penitenciária. Aproveitando-se de uma escada utilizada no serviço, ele teria conseguido vencer o muro que protege a unidade. O fato teria ocorrido por volta das 16h desta segunda-feira (12)
 

Outra informação extraoficial dá conta de que o detento era monitorado por um servidor contratado por designação temporária (aprovado em processo seletivo para trabalhar durante 1 ano), ou seja, não muito experiente.
 

A utilização de presos nos serviços de manutenção seria uma prática comum no presídio, beneficiando detentos de bom comportamento com a redução da pena de acordo com o número de dias trabalhados.
 

O detento em questão foi condenado a 190 anos de prisão e ainda tem 182 anos a cumprir. A previsão era de que ele teria direito ao regime semiaberto no ano de 2069, quando teria 90 anos de vida.
 

Além dos 190 anos de condenação, o fugitivo ainda possui processos ativos (não julgados).
Marcio estaria respondendo por homicídios em João Neiva, Linhares e no Estado de Minas Gerais; dois duplos homicídios, sendo um em Colatina e outro na Serra, além de um latrocínio em Aracruz. Ele também já trocou tiros com a Polícia Militar na região de Ponta da Fruta, Vila Velha. Na ocasião, seu comparsa morreu e dois militares ficaram feridos

 

Latrocínio em Aracruz teve como vítima o irmão do atual prefeito de Fundão
 

Umas vítimas de Marcio Viana teria sido o empresário Josias Rocha Nunes, mais conhecido como Bibiu, irmão do prefeito do Município de Fundão, Pretinho Nunes.


 

Crime que vitimou empresário:
Em uma noite do ano de 2011, Bibiu havia saído do supermercado de propriedade de sua família localizado no Distrito de Guaraná, em Aracruz, e seguia para sua residência na Sede do município. No trevo de Guaraná, quando deixaria a BR 101 para pegar a Rod ES-124, o empresário foi abordado por 4 indivíduos armados, que o renderam e roubaram seus pertences como dinheiro, 01 relógio e 01 cordão que a vítima usava no pescoço. A perda maior foi a vida de Bibiu, morto com 02 tiros na cabeça após te reconhecido Marcio Vieira, apontam investigações. Fontes também informaram que o próprio Marcio teria efetuado os disparos que mataram o empresário.
Passados 09 anos, o crime ainda não foi julgado.

 

Tráfico:
Marcio Viana também seria o verdadeiro chefe do tráfico de drogas no município de João Neiva.

 

Qualquer informação sobre o paradeiro do fugitivo pode ser passada à polícia através do tel. 181. O anonimato é garantido.

 

O outro Lado:

Procurada pela reportagem do Site Aracruz, através de sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS não se pronunciou sobre a fuga.