Economia

Portocel encerra o mês de setembro com recordes na operação

Postada em:

O mês de setembro foi de marcas importantes no Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho, em Aracruz. Foram registrados dois recordes considerando volume de carga embarcada em navio, performance celebrada pelo porto. O primeiro recorde foi no dia 26 de setembro, com o embarque de 58.300 toneladas de celulose no navio Grandis, e o segundo recorde do mês foi no dia 30, com 58.800 toneladas embarcadas no navio Robusta.

Leia também: Bento Venturim recebe Prêmio Equilibrista

Até então, a maior quantidade já embarcada em um mesmo navio era 57.754 toneladas, em agosto de 2019. Além da excelência na operação, contribuíram para o alcance dessas marcas o fato de o porto ter operado com navios de maior capacidade de carga, o que também se deve à eficiência do planejamento das operações. "O planejamento considerou embarques com alta performance produtiva, possibilitando iniciar e concluir no mesmo mês a operação de dois grandes navios", destaca Arnaldo Miranda, Gerente de Operações Portuárias de Portocel.

 

As operações foram realizadas sem quaisquer acidentes e incidentes, respeitando as normas de saúde, segurança e meio ambiente, resguardando a integridade das equipes envolvidas. Na performance do mês, Portocel encerrou setembro com a movimentação de 511,2 mil toneladas de embarques totais, acumulando no ano quase 3,6 milhões de toneladas de cargas diversas. Mesmo com a pandemia, o porto vem mantendo suas operações, cercando-se dos cuidados necessários para preservar a saúde dos trabalhadores.

 

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.