Geral

Findes participa de posse de Sindmadeira e destaca importância de atuação conjunta

Postada em:

A nova diretoria do Sindmadeira, Sindicato das Indústrias de Madeiras do Espírito Santo, tomou posse na sexta-feira (28), destacando que pretende trabalhar em parceria com demais sindicatos da área e também com a Federação das Indústrias do Estado. A presidente da Findes, Cris Samorini, reforçou a necessidade de atuação conjunta entre os 3 sindicatos da área, dos setores de madeira, construção civil e móveis, Sindmadeira, Sinduscon e Sindimol.

 

“Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações associativas e vamos elaborar juntos um plano de negócios para os sindicatos. Vamos fazer isso de forma estruturada, em articulação com o Sesi e o Senai”, disse Cris Samorini.

 

A nova diretoria tem como presidente Antônio Nicola e como vice, Glenda Puziol Amaral. Eles substituem Fabrício Cuimbra Ribeiro e Derby Souza Vieira. Antônio Nicola destacou que é preciso atuar de forma conjunta e estruturada. “Queremos trabalhar em parceria com as Câmaras e Conselhos da Findes, especialmente o Compem (Conselho de Micro e Pequena Empresa), Consurt (Relações do Trabalho), Câmara Moveleira, CAS, Conder (Desenvolvimento Regional) e NAC, além de Sebrae, Sesi, Senai e Findeslab. Queremos trabalhar também em parceria com a indústria da Construção Civil, o Sinduscon, disse Antônio.

 

A vice-presidente, Glenda, citou o momento de recuperação que o setor está vivendo e o intuito de ampliar os canais de comunicação com uma forte atuação nas redes sociais. Além disso, a importância de incorporar os conceitos da indústria 4.0 e da economia circular.

 

Vice-presidente da Findes e presidente do Sinduscon, Paulo Baraona destacou a importância do associativismo: “Ser presidente de sindicato não está fácil, perdemos receita e estamos tendo de nos reinventar. Precisamos convencer os empresários de que somente com o associativismo conseguiremos vencer os desafios difíceis que o Brasil nos impõe. Deveriam nos estender tapete vermelho para criar empregos e na verdade temos que tirar pedras do caminho. Mas vamos trabalhar, temos uma grande parceria pela frente”.

 

Cris Samorini destacou ainda que é essencial fazer as pontes e as conexões entre os setores. “O que queremos construir, Sesi e Senai é justamente entender essas demandas da indústria. O setor está se organizando. Viram que é possível trabalhar em conjunto e perceberam a diferença. Num momento como esse, vemos que não é uma disputa, e sim uma coordenação dos assuntos. A Rubya Salomão está liderando o CAS e assumiu alguns projetos, e o primeiro é o fortalecimento da relação associativa” disse Cris.