Turismo

PMA estuda implantar “Circuito Baiacu de Agroturismo” em parceria com a Agrotur

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com a Associação de Agroturismo (Agrotur), está estudando a implementação do “Circuito Baiacu de Agroturismo”, em Santa Rosa, na localidade de Baiacu. O projeto tem como base a Lei Municipal nº 3.164, de 18 de dezembro de 2008, que institui no município o Projeto de Agroturismo (Pro-Agrotur), através do qual o poder público dará o suporte necessário para os proprietários rurais.

Por meio de visitas e entrevistas, a Semtur está realizando um diagnóstico para identificar as propriedades rurais com atrativos e potencialidade de desenvolvimento da atividade do Agroturismo. “Primeiramente, os proprietários rurais estão estruturando o circuito para transformá-lo em produto, avaliando os seguintes pontos: acessibilidade; sinalização turística; qualificação de mão de obra empregada; oferta de equipamentos de alimentação e lazer; oferta de serviço de apoio, como transporte; marketing; divulgação, dentro outros aspectos”, relata a secretária da Semtur, Flávia Cândida.

De acordo com a secretária, o turismo no meio rural surge como uma forte alternativa econômica. “A gestão de empreendimentos turísticos em áreas rurais assume um caráter único na medida em que exige do seu gestor uma certa polivalência na implantação de medidas de controle operacional em atividades que, embora não guardem semelhança (agropecuária x turismo), podem se interagir e se complementar, trazendo sustentabilidade econômica para o negócio”, explica Flávia. 

O órgão realizou o levantamento de alguns atrativos potenciais existentes, nomeando suas categorias e tipologia e vem montando um inventário da oferta turística da localidade. Os técnicos do órgão promoveram reuniões e, em breve, farão outros levantamentos para sustentar a criação da nova rota.

“Esse trabalho depende quase que inteiramente da vontade e iniciativa dos proprietários rurais. Cabe ressaltar que o terceiro setor deve andar por suas próprias pernas, sempre contando com o apoio técnico que cabe à Semtur”, informa Flávia.

Potencialidades locais

Ao ser implantado, o circuito já estará contemplado com algumas atividades de potencial atrativo, a exemplo da El Capitan Destilaria, que já produz alguns produtos de fabricação local como licor, conhaque, rum, uísque, gim e vodca, dentre outros. Com a finalização dos estudos técnicos, em conjunto com a comunidade local, a secretaria terá um quadro exato de quais atividades serão desenvolvidas em cada propriedade.

Para o proprietário do El Capitan Destilaria, Marcelo de Oliveira Sena, o agroturismo na região de Baiacu está evoluindo e possui inúmeras possibilidades de crescer ainda mais. “Os turistas têm a possibilidade de participar de atividades envolvendo o meio rural, como cavalgadas, prática do ciclismo, ordenha, pesca, contato com produtos artesanais (queijos, mel, leite, destilados), e podem também se beneficiar com o ar puro, o contato com os animais, com o plantio sem uso de agrotóxicos, dentre outros aspectos do lugar”, enumera o empreendedor. 

Segundo Marcelo, o agroturismo na região, além de resgatar o contato com as belezas naturais, traz vantagens não só para os turistas, mas também para os empreendedores locais. “O circuito irá contribuir com a economia local, gerar emprego e melhoria na qualidade de vida das famílias que trabalham na região”, destaca.

A proximidade entre o novo circuito e a Vila de Santa Cruz, centro histórico que atrai inúmeros turistas, principalmente da Grande Vitória, é um outro fator facilitador para despertar o interesse de visitantes para a nova rota, na avaliação da secretária de Turismo e Cultura.

Além do “Circuito Baiacu de Agroturismo”, que está em processo de estudo e implantação, o município de Aracruz conta com o “Circuito Encantos e Sabores do Campo”, que abrange os distritos de Guaraná e Jacupemba.