Geral

SAAE Aracruz alerta população quanto ao desperdício de água durante o isolamento

Postada em:

O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz está fazendo um alerta para que a população evite ao máximo o desperdício de água, principalmente durante o isolamento que as pessoas estão enfrentando em função da pandemia do coronavírus. Como elas estão ficando mais em casa, é natural que o consumo aumente, ainda mais com a necessidade de fortalecer a higiene pessoal.

Leia também: Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial do 3º lote

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

Governo do Estado apresenta pesquisas contra Covid-19 apoiadas pela Fapes



Por isso deve-se sempre ficar atento para que não seja consumido mais água do que o necessário, como, por exemplo, deixar torneiras abertas além do tempo necessário ao lavar louças, calçadas, carros, escovar os dentes, além de perceber se há vazamentos nos vasos sanitários, ou nas próprias torneiras, cujo desperdício pode chegar a 2.000 litros por mês. 

Ainda de acordo com o SAAE, os gastos excessivos comprometem o controle orçamentário das famílias, fazendo com que o gerenciamento do sistema de abastecimento de água da cidade também seja colocado em alerta, sem contar a questão ambiental, já que se trata de um recurso natural considerado o mais importantes para garantir a sobrevivência humana. 

Confira abaixo 10 dicas simples de como economizar

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

2- Se você tem uma torneira pingando, conserte?a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água(cerca de 4 litros) a cada vez que fizer isso

4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros) por descarga.

6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.