Saúde

Vacinação contra gripe termina na próxima terça-feira (30)

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguindo a agenda do Ministério da Saúde, encerrará no próximo dia 30/06 (terça-feira) a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização está acontecendo em todos os postos de saúde, com exceção dos postos de Vila Rica e Jequitibá. A vacina também pode ser aplicada nas UPAs e na Casa Rosa. Basta procurar os locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estão sendo vacinados os grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, indígenas, gestantes e puérperas, crianças, pessoas com deficiência, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais e bombeiros, caminhoneiros, transporte coletivo, portuários, pacientes com comorbidade (portadores de doença crônica), professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Valquiria Duarte Carneiro Scarpati, para atender de forma segura os grupos prioritários, a secretaria realizou algumas mudanças. “A sala de vacina do Vila Rica passou a atender na Casa Rosa, em local exclusivo para imunização. A unidade de Saúde do Guaxindiba está realizando a vacinação na área externa da unidade. Nas situações mais complexas, onde se faz necessário um cuidado ainda maior, o profissional vai até o domicílio para realizar a vacinação”, explica a gerente.

Os idosos acima de 70 anos que necessitem de atendimento domiciliar podem solicitar a visita da equipe de saúde para recebimento da vacina. Neste caso, o familiar deverá procurar a unidade de saúde de referência para fazer a solicitação, repassando o endereço e o telefone do paciente que precisa da assistência em casa. Um agente de saúde fará a visita para possibilitar a imunização.

A vacina contra a gripe tem grande importância porque contribui para diminuição dos casos de influenza, contribuindo para facilitar o diagnóstico da Covid-19. A pessoa deve levar a caderneta de vacinação para verificar se há eventuais atrasos das demais vacinas.

Até o momento foram imunizadas 26.227 pessoas. Segundo dados da secretaria, pessoas de outros municípios também foram vacinadas, pois se encontravam na cidade neste período, com isso, algumas metas foram até ultrapassadas, atingindo um número maior de imunizados. De acordo com o quadro de vacinação, o órgão atingiu os seguintes números: crianças (5.289 - 71%); trabalhadores da saúde (2.337 - 111%); gestantes (714 - 65%); puérperas (167 - 93%), indígenas (3.836 - 82%); idosos (11.460 - 160%).

Os integrantes dos grupos que ainda se encontram com a cobertura abaixo dos 90% devem procurar a unidade de referência para o recebimento da vacina.