Geral

Prefeitura de Aracruz não contará mais com serviços de caixas coletoras

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), conforme já anunciado em seu próprio site e redes sociais, assinou na última sexta-feira (15/05), o contrato de licitação para os serviços de limpeza urbana no município e deu a ordem de serviço na quinta-feira (21/05), o que garantiu a permanência dos trabalhos considerados essenciais, com validade de 48 meses, contemplando a coleta dos resíduos sólidos residenciais, entulhos, varrição, capina e roçada de vias públicas.

Leia também: Linha de financiamento Juro Zero libera mais de R$ 1 milhão para empreendedores

Covid-19 - Segunda etapa de testes na população capixaba começa nesta quarta-feira (27)

Secult apoia aprovação da Lei de Emergência Cultural

Mais 60 respiradores chegam ao Estado para atendimento no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

Com esse novo contrato o município não mais contará com serviços de caixas coletoras, tendo como base os artigos 525 e 531 do Plano Diretor Municipal (PDM), que trata da responsabilidade do gerador com a destinação correta do seu entulho. Dos grandes municípios do estado, o único que ainda mantinha esse tipo de serviço era Aracruz. Um outro fator que influenciou essa decisão é a grande demanda pelas caixas coletoras, o que faz com que a espera por ela seja de mais de 30 dias.

Sistema de ecoponto 
Para compensar a suspensão desse serviço, Aracruz passará a atuar com o sistema de ecoponto em locais estratégicos da sede e dos distritos. O primeiro está previsto para ser implantado na segunda semana de junho, na fábrica de manilhas do bairro Itaputera. Com esse sistema, as pessoas poderão levar uma quantidade determinada de entulho, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta, podendo a pessoa levar até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia.

Esse tipo de sistema já é utilizado em outros municípios do estado como alternativa para o devido descarte. Outra opção é aguardar a equipe mecanizada conforme cronograma que será disponibilizado no site da PMA. Neste caso, o morador deve somente colocar o material no dia em que máquina passará, pois caso contrário, será multado pela fiscalização, conforme consta no PDM.

“Disque Entulho”
Para descartar uma quantidade maior de entulhos de forma correta, o morador precisa alugar uma caçamba das empresas que prestam esses serviços, podendo solicitá-los diretamente em empresas que trabalham com aluguel, popularmente conhecido como “Disque Entulho”. Com isso, elas não mais precisarão ficar esperando a liberação de uma caixa coletora, atendendo todos conforme a necessidade de cada um.