Economia

Agências Nossocrédito de Aracruz disponibilizam duas linhas de crédito emergenciais

Postada em:

O Programa Nossocrédito está oferecendo linhas de crédito especiais em apoio às empresas que enfrentam dificuldades por causa dos impactos da pandemia da Covid-19 na economia capixaba.

As Agências Nossocrédito de Aracruz estão disponibilizando duas linhas de crédito emergenciais. A linha Microcrédito Covid-19 (Juro Zero), que foi viabilizada durante a pandemia e oferece o valor de até 5 mil reais, sem taxa mensal, com carência de 6 meses e prazo de até 30 meses para quitação, sem necessidade de avalista. E a linha de Crédito Emergencial no valor de até 20 mil reais, com taxa de 0,95% ao mês (antes da pandemia era 1,5% ao mês), carência de 6 meses e prazo de até 36 meses para quitação. Além disso, as parcelas dos contratos ativos do Programa Nossocrédito poderão ser prorrogadas e incorporadas nas parcelas seguintes.

Os interessados devem entrar em contato com uma das três Agências Nossocrédito presentes no município. Para evitar aglomerações, os atendimentos presenciais estão acontecendo mediante agendamento prévio por telefone. As propostas serão encaminhadas para a aprovação do banco Banestes.

De acordo com o coordenador de Microcrédito Vanderlei Alves Ferreira, durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020 foram atendidos 40 empreendedores e liberados R$ 497.100,00 em crédito. “Houve um aumento nas duas últimas semanas de abril devido ao lançamento das duas linhas de crédito emergenciais. Sendo uma média de 15 atendimentos por dia”, explica Vanderlei.

Desde a inauguração da primeira agência Nossocrédito no município, em 2005, até o momento, foram liberados R$ 24.510.923,01 em um total de 4.322 operações.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, Guerino Balestrassi, este é o momento de estudar bem os passos a serem dados e recorrer às categorias de classes, como sindicatos patronais, CDL's e entidades empresariais. “Algumas ações são fundamentais como repactuação de dívidas, renegociação com fornecedores, revisão de impostos e escolher a melhor estratégia com o colaborador”, destaca Guerino.

Para ele, a análise de suspensão de contratos de trabalho ou demissões, aliadas a captação de recursos bancários, devem ser bem pensadas. “Os recursos bancários emergenciais devem ser utilizados”, lembra Balestrassi.

O empresário Matheus Chrisostomo da Silva de Araújo, de 22 anos, um dos donos do salão masculino Barber House Araújo, aproveitou a oportunidade do microcrédito a juro zero e fez a solicitação da linha de crédito para manter-se no mercado. “Não sabemos a previsão da situação que está acontecendo no mundo. Ficamos quatro semanas fechados sem nenhuma renda, com um prejuízo estimado de 12 mil reais”.

Matheus ressalta que o crédito irá contribuir para desafogar algumas contas de manutenção do local e fazer o capital girar por algum tempo. “Os 5 mil nos ajudará a manter negócio e ajustando nossa despesas com fornecedores e a compra de insumos”.

Além disso, o jovem empresário pediu o empréstimo visando o futuro e não dispensar funcionários. “Temos que priorizar a mão de obra, valorizar os profissionais que estão conosco, as famílias que dependem do emprego para sobreviver. Esse empréstimo serve também pra dar uma injeção no negócio e manter esses empregos”, completa Araújo.

O Nossocrédito é uma forma de financiamento para micro e pequenos empreendedores formais e informais. O programa é uma parceria entre Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES.

O programa apoia principalmente atividades relacionadas ao comércio, permitindo que micro e pequenos empreendedores, inclusive autônomos e associações, invistam cada vez mais em seus negócios.

Contatos das Agências de Aracruz:

Agência Sede             (27) 99730-5325

Agência Jacupemba   (27) 99782-2356 / 3270-7498

Agência Coqueiral      (27) 99724-0681 / 3270-7495