Coronavírus

“Túneis para a Vida” doados pela SA Ambiental ajudam no combate ao coronavírus em Aracruz

Postada em:

A empresa SA Ambiental doou para o município de Aracruz o “Túnel para a Vida” afim de diminuir a contaminação e a proliferação do coronavírus, eliminando microorganismos na pele ou no uniforme dos trabalhadores que frequentam os locais que concentram pacientes do grupo de risco.

Leia também: Bandidos armados assaltam mercearia em distrito de Aracruz

Moradora de Aracruz denuncia mulher por estelionato e por se passar por advogada

Homem ameaça socorrista por mensagem de celular e o atropela com mais duas vítimas

Motociclista sofre acidente ao transportar meio quilo de crack e acaba detido

Morador de Fundão corre de tiro para evitar suposto assalto em sua residência

Espírito Santo terá Mapa de Gestão de Risco para adoção de medidas qualificadas no combate à Covid-19

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), começou a instalar os equipamentos de higienização na quinta-feira (16/04) e já estão funcionando na UPA 24h do Vila Rica e na UBS de Guaxindiba. Nesta segunda-feira (20/04), será instalado na Central de Ambulâncias e até o final da semana no Hospital São Camilo.

O prefeito Jones Cavaglieri destacou a importância da doação da SA Ambiental para o município. “Em um momento de extremo cuidado com a saúde da nossa comunidade, receber uma ajuda que vai contribuir com a proteção dos trabalhadores que cuidam das pessoas da nossa cidade, é gratificante, pois sabemos que estamos juntos nessa luta. Os quatro túneis estarão nos principais pontos da cidade para atender os pacientes de risco e as equipes de saúde. Acatamos as formas possíveis de diminuir o contágio pelo coronavírus e seguimos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, sempre seguindo nosso principal objetivo que é salvar vidas”, declara.

O presidente da SA Ambiental, Sergio Vasconcellos, conta que começou a acompanhar a evolução da pandemia na China, Coreia e, logo a seguir, na Europa. “Fiquei curioso com o fato de ver os caminhões lavando as ruas, calçadas, portas e todos os lugares de contato das pessoas e comecei a pesquisar sobre o porquê de se fazer isto. Com a chegada dos primeiros casos no Brasil, logo pensei: Temos que estar prontos para aplicar as medidas preventivas. Então, pedi à equipe operacional que adquirisse os EPIs e equipamentos apropriados e também adaptasse nossos veículos para iniciarmos a desinfecção das áreas públicas”, relata.

Vasconcellos comunicou aos prefeitos das cidades onde a SA atua que a empresa estava pronta para iniciar a desinfecção dos municípios com a mesma equipe que presta o serviço de limpeza pública e dessa forma os serviços foram iniciados.

Quando os casos de infecção de Covid-19 começaram a chegar às cidades onde a SA realiza serviços, uma nova preocupação surgiu ao presidente da empresa. "Pensei: como protegeremos nossa equipe e seus familiares? Voltei às pesquisas e descobri o que chamei de `Túnel para a Vida´, que foi utilizado primeiramente na China, em portas de hospitais. Enviei o vídeo para a equipe operacional de Aracruz que rapidamente criou um similar, dentro de condições financeiras, que nos permitiram não só construir o nosso, mas também doarmos para o hospital e postos de saúde de Aracruz”, explica.

Sergio ficou surpreso com a repercussão da atitude da empresa. “Fizemos apenas com a intenção de ajudar na proteção da comunidade local e de nossos colaboradores. Hoje estou muito feliz em saber que estamos contribuindo para o bem-estar e saúde de todos”, finaliza.

Como funciona

O empreendimento é um corredor com aproximadamente seis metros de comprimento por um metro de largura, que é equipado com microaspersores que pulverizam a solução sanitizante à base de quaternário de amônio em forma de névoa. Cada túnel desse é equipado com sensores que fazem o acionamento automático da aspersão quando alguém passa por ele. A quantidade de produto pulverizado é de aproximadamente 500 litros por hora.