Coronavírus

Em tempos de coronavírus, presidente da Câmara de Aracruz convoca sessão presencial

Postada em:

A câmara de vereadores de Aracruz realiza, nesta quarta-feira (15), mais uma sessão presencial em plena época em que poderes executivo, legislativo e judiciário da maior parte do Brasil evitam reuniões, como forma de reduzir o contágio pelo coronavírus.

Leia também: Espírito Santo tem 94 novos casos de Covid 19 

A sessão foi convocada pelo presidente, vereador Paulo Flávio Machado (PRB), para a votação de emenda que autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto a conceder isenção de tarifas de água e esgoto para famílias de baixo consumo, por alguns meses em decorrência dos efeitos econômicos da Covid 19.

      Paulo Flávio convocou a sessão para hoje 
 

Esta será a terceira vez que os vereadores de Aracruz irão se reunir no período de 8 dias. A última reunião presencial ocorreu na segunda-feira, dia 13. Antes, a câmara realizou uma sessão, também presencial, no dia 7 de abril, como mostra a foto.

Pelo Brasil, câmaras de vereadores, assembleias legislativas, câmara dos deputados, o senado e até o STF, por exemplo, têm procurado preservar a saúde de seus membros e evitar a proliferação do vírus realizando votações remotas, o que deve continuar a ocorrer durante a pandemia do coronavírus.


No Espírito Santo, a Assembleia Legislativa iniciou sessões virtuais no mês de março. Todo o cuidado não evitou  que seu presidente, Erick Musso (Republicanos) testasse positivo para Covid 19. O anúncio foi feito pelo próprio deputado que, com muita transparência, divulgou um vídeo no último domingo (12).


Morador de Aracruz, Musso teria tido contato com alguns vereadores do município na semana passada, antes de realizar o teste ou de sentir qualquer sintoma. O objetivo teria sido a filiação de vereadores ao partido de Musso, que recentemente teve ficha preenchida por 7 dos 17 atuais parlamentares de Aracruz. Pelo menos um deles já teria recolhido material para teste de coronavírus, após saber do caso do presidente da Assembleia.


De acordo com uma fonte, que será preservada, o fato teria causado preocupação de parlamentares que teriam preferência por sessões virtuais.


Procurado hoje pela reportagem do Site Aracruz para falar sobre o assunto, o presidente Paulo Flávio não atendeu às nossas ligações. Ainda aguardamos resposta de questionamento enviado através da assessoria do vereador.