Coronavírus

Após caso de Covid 19 na Jurong, vereadora de Aracruz sugere outras medidas

Postada em:

O caso confirmado de um funcionário de uma empresa subcontratada que atua no estaleiro Jurong e que testou positivo para Covid 19, levou a vereadora Dileuza Marins Del Caro (PSB) a pedir iniciativas de autoridades municipais para cobrar medidas com o objetivo de “evitar a contaminação em massa de funcionários dessas grandes empresas”, que atuam no município de Aracruz. Foto de arquivo
 

Leia também: Influenza: Segunda fase da Campanha de Vacinação começa nesta quinta-feira (16)

O paciente seria funcionário da GBF Metalmecânica, que informou o caso através de comunicado a seus colaboradores. Já a manifestação da vereadora foi postada hoje em uma rede social.


“Penso que é hora de as autoridades desse município chamarem essas grandes empresas à razão, sugerindo medidas para evitar a propagação do coronavírus, como férias coletivas, por exemplo, por tempo suficiente para que o município interrompa a curva da doença e não coloque Aracruz no ranking de mortos no estado”, disse a parlamentar.

A maior preocupação de Dileuza seria com o número de vagas disponíveis para pacientes de Covid 19 no Espírito Santo.


“Ontem tomamos conhecimento que a metade dos leitos de UTI preparados para os pacientes de Covid-19 (no ES) já estão ocupados, então não podemos correr o risco de ver uma contaminação em massa de funcionários dessas grandes empresas, porque se isso acontecer, o sistema de saúde vai entrar em colapso imediatamente e pessoas vão morrer”, concluiu Dileuza.

De acordo com o Governo do Estado, o Espírito Santo conta com 160 leitos de UTI prontos para receber pacientes na rede pública estadual. Desse total, 26 estão ocupados por pacientes infectados. Outros 84 pacientes que apresentaram síndrome respiratória aguda aguardam resultados dos testes em leitos de UTI de isolamento. Os que testarem positivo serão encaminhados para UTIs destinadas a pacientes de Covid 19.

Jurong

Em comunicado enviado a colaboradores nesta terça-feira (14), a Jurong informa que o funcionário que atestou positivo trabalha no Hulishop e módulos no Estaleiro Jurong, em Aracruz. O resultado do teste saiu em 9 de abril e ele está em isolamento familiar.


A empresa informou ainda que imediatamente iniciou rastreamento das pessoas que trabalham em estreita proximidade com o funcionário e que cinco colegas do paciente foram isolados para acompanhamento.
 

Ainda no comunicado, o “Estaleiro Jurong informa que segue rigorosamente as medidas estabelecidas pelo governo brasileiro para mitigar a transmissão do Covid 19, incluindo distanciamento social, tomada de temperatura uma vez ao dia e limpeza regular” de suas instalações.


Informações extraoficiais dão conta de que o paciente seria morador do município de Serra.
 


Prefeitura de Aracruz

Procurada por nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Aracruz ainda não confirmou se o novo paciente é morador de Aracruz ou se será contabilizado por outro município.
 

Até o último boletim, divulgado ontem pelo Governo do Estado, o município de Aracruz tinha 7 casos confirmados de coronavírus, 20 suspeitos e 41 descartados.

Ainda segundo o último boletim do governo do estado, o ES possui 463 casos de Covid 19, 1485 suspeitos e 2087 descartados.

O maior número de casos confirmados está concentrado em Vila Velha com 133, seguido de Vitória com 119 e Serra Serra com 109. Depois vem Cariacica, com 37 e Linhares com 09.