Coronavírus

ONG de Aracruz produz máscaras para proteger comunidade contra cononavírus

Postada em:

Colaborar para que moradores do distrito fiquem protegidos do coronavírus. É com este objetivo que a ONG Amigos de Barra do Riacho, em Aracruz, vem produzindo e distribuindo máscaras para aqueles que, por algum motivo, ainda não adquiriram a proteção.

Leia também: Presidente da Assembleia Legislativa do ES testa positivo para Covid 19

PMA divulga lista de concessão do Bolsa Família de abril

De acordo com Valdinei Tavares, presidente da ONG, a iniciativa foi tomada após ele perceber que nem todas as pessoas tinham condições de adquirir a proteção.

Comunidade recebe e promete não descuidar da proteção


“Em alguns lugares essas máscaras estão sendo vendidas por cerca de R$ 10,00. Nesse momento delicado a gente precisa valorizar as pessoas e ajudá-las. Quanto mais protegidas elas estiverem, melhor será para todos nós”, disse Valdinei ao Site Aracruz.

 

Ainda de acordo com Valdinei, a entidade tem doado duas máscaras para cada pessoa. As proteções são feitas em TNT e algodão, e devem ser usadas por até duas horas.


“As máscaras devem ser usadas somente quando a pessoa sair de casa. Depois de duas horas é importante substituir a proteção por outra. A higienização pode ser feita colocando a máscara de molho por 15 minutos em uma mistura de água comum com água sanitária. As orientações são da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde”, concluiu Valdinei.

 

A ONG Amigos de Barra do Riacho conta com a uma máquina e duas costureiras. Moradoras do distrito, Roseneth Varzem Gomes e Maria dos Anjos Soares Alves trabalham de forma voluntária durante horas 12 horas por dia, tempo em que produzem cerca de 200 máscaras. Para elas, o importante é preservar a saúde de todos, mesmo que não recebam dinheiro para isso.

Até o momento cerca de 2 mil máscaras já foram produzidas e cerca de 1500 foram doadas a pessoas da comunidade, inclusive do comércio local. Quem quiser ganhar sua máscara pode procurar a Ong, localizada à rua Reinaldo Winkelmann, em Barra do Riacho.
 

Parte do material para a produção das máscaras tem sido doada pela própria comunidade. A ONG já recebeu cerca de 400 metros de tecido, além de elásticos, mas a entidade busca novas doações.

 

Os interessados em colaborar com a iniciativa devem entrar em contato com a ONG Amigos de Barra do Riacho através do telefone 27 99909-9477 e falar com Valdinei. O material a ser doado deve ser em TNT ou algodão.