Coronavírus

Pandemia impede espetáculos da sexta-feira da paixão em Aracruz e João Neiva

Postada em:

Foto: Mauro Louzada

Esta sexta-feira (10) da paixão ficará marcada como o dia em que os cristãos não poderão assistir à tradicional encenação da morte de Cristo, que acontece em vários municípios do Brasil.

Os espetáculos foram cancelados como parte das medidas que vêm sendo tomadas contra a pandemia de coronavírus, que vem matando milhares de pessoas em todo o mundo.
 

No distrito de Guaraná, em Aracruz, norte do ES, o tradicional teatro sacro “Jesus O Nazareno” deixará de ocorrer após 48 exibições realizadas sempre na sexta-feira santa, desde 1971.
 

No ano passado, o espetáculo organizado por uma comissão, que envolve a Associação de moradores de Guaraná e membros da comunidade, atraiu um público de cerca de 3.800 pessoas vindas de vários municípios do Espírito Santo e até de outros estados como Bahia, Rio de janeiro e Minas Gerais.

Foto: Mauro Louzada

De acordo com José Roberto Mai Ribeiro, coordenador financeiro da comissão organizadora, os 250 atores amadores e outras 50 pessoas que trabalham no apoio receberam com tristeza o anúncio do cancelamento do espetáculo deste ano.
 

“Em uma reunião da comissão organizadora realizada no dia 16 de março, sobre as medidas preventivas que estavam sendo adotadas em combate a expansão do contágio pelo COVID-19, concluímos que não haveria condições de realizar o espetáculo. Apesar da tristeza, todos entenderam que foi a decisão mais sensata, já que não sabíamos e ainda não sabemos quando será controlada essa situação” afirmou José Roberto.


O membro da comissão organizadora acrescentou que as reuniões para a realização da edição 2020 foram iniciadas em novembro de 2019, já que são necessários 5 meses de trabalho para a organização do espetáculo, período em que são providenciadas documentações, licenças, seleção e inscrição de atores, além das gravações de vozes e ensaios.
 

Zé Roberto fez questão de deixar uma mensagem aos atores, equipe técnica e público do espetáculo:


“Assim como evangelizamos anualmente através dessa encenação, que possamos levar o Evangelho de Cristo para nossos irmãos necessitados que hoje sofrem, não somente devido a essa doença que estamos enfrentando, mas de inúmeras outras e também das injustiças a que são acometidos”, finalizou.

 

João Neiva também cancelou evento


 

Outro espetáculo que costuma emocionar o público cristão e que deixa de acontecer nesta sexta-feira é “Um homem chamado Jesus”, realizado no município de João Neiva.
 

Após 9 anos desde seu início, esta será a primeira vez que o evento deixará de atrair o público ao São Carlos 2, bairro onde é realizado.


Segundo Felipe Belo, presidente da Associação de Moradores do São Carlos 2, que realiza o espetáculo, em 2019 cerca de 800 pessoas prestigiaram a encenação que envolveu o trabalho de cerca de 90 pessoas entre atores, figurantes e figurinistas.


“Tivemos a certeza da necessidade de cancelar o evento no momento em que saiu o decreto do governador sobre o fechamento do comércio. No período, soubemos do cancelamento dos espetáculos em cidades vizinhas e tomamos a decisão. O sentimento é de muita tristeza, pois, não é simplesmente um teatro, é literalmente uma família que se une em prol a evangelização. Porém, entendemos que foi necessário esse cancelamento para evitarmos transtornos maiores” concluiu o representante.


A expectativa é de que no próximo ano os dois espetáculos, assim como os demais cancelados neste ano, possam voltar a ocorrer normalmente.