Coronavírus

Agente de Saúde que contraiu Covid 19 em Aracruz diz que foi contágio comunitário

Postada em:


Por Josimar Silva

Atualizada às 18h56min

A primeira pessoa a testar positivo para Covid 19 em Aracruz afirma que o coronavírus está circulando na cidade. Rosilene Mozer tem 46 anos, dois filhos, é agente comunitária de Saúde da Prefeitura de Aracruz e trabalha no Centro da cidade.


Nesta quarta-feira (01), dia em que foi divulgado o resultado positivo de seu exame, Rose, como é mais conhecida, conversou com a reportagem do Site Aracruz e falou que recentemente não saiu de Aracruz e não teve contato com pessoas de fora da cidade.

Leia também: Coletivos circulam com redução de frota e passes estão suspensos

Dr. Leandro Barbosa, delegado que já prendeu políticos de Aracruz, poderá concorrer à prefeitura 


“Comecei a sentir dores nos olhos. Saía muita água e doía muito na hora que eu limpava. No domingo (29), quando eu estava em casa, além das dores nos olhos, comecei a tossir e senti calafrios. Era como se tivesse várias agulhas espetando meu corpo, o que provocava muita dor. Também tinha febre, tossia muito e isso me dava muita dor no peito. As dores também eram muito fortes na cabeça e no caroço dos olhos, afirmou a paciente.”
Na segunda-feira o quadro de Rose piorou.


“Tive fortes crises de falta de ar e procurei a Unidade de Saúde do Vila Rica.”


O resultado positivo para Covid 19 saiu nesta quarta-feira (01) e foi divulgado pela prefeitura.
Rose informou que trabalha no Centro da cidade, onde visita pessoas de case média, mas lembra que as visitas dos agentes de saúde estavam suspensas.


“Desde que o coronavírus ganhou maior destaque na imprensa, a Secretaria de Saúde suspendeu as visitas dos agentes. Não me lembro bem a data, mas acho que foi a partir do dia 17 de março. Até fomos escalados para ajudar na vacinação dos idosos, mas por ser paciente de plaquetas baixas fui dispensada desse trabalho”.
 

A agente de saúde, que chegou a postar um vídeo nas redes sociais admitindo ter contraído o coronavírus, afirmou que seu filho de 17 anos está com suspeita de Covid 19. O material dele foi colhido nesta quarta-feira para a realização do teste e o resultado sairá nesta sexta-feira (03). O quadro de saúde da mãe está sob controle, apesar dos sintomas, mas o filho tem tido muita febre.


“É provável que o resultado dê positivo, pois tenho muito contato com ele”, disse a mãe.


Na residência localizada no bairro Vila Rica, Rosilene mora com o filho e uma filha de 12 anos, que segundo a mãe, está ficando isolada em um quarto.


Certamente a família vai precisar da solidariedade de outras pessoas. Perguntada sobre como fará para comprar produtos alimentícios, já que todos estão isolados e não podem sair de casa, Rose disse não saber.


“Ainda não pensei nisso, mas será um problema, pois não tenho parentes em Aracruz", finalizou.


Natural de São Gabriel da Palha, a agente de saúde mora em Aracruz há cerca de 20 anos e há 17 exerce a atual função.

 

Secretaria Municipal de Saúde: 

1) Nossa reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde para saber até que ponto é preocupante o primeiro caso de coronavírus em Aracruz ter ocorrido de forma comunitária, já que dessa forma não se sabe onde ocorreu o contágio. O site também perguntou se isso significa que podem haver outros casos no município ainda não manifestados. 

Resposta: A situação é preocupante uma vez que não é possível identificar quem é o agente transmissor, de acordo com a Secretaria de Saúde de Aracruz. Pode sim haver casos de propagação do novo coronavírus ainda não manifestados.

 

Site Aracruz:
2) A paciente mora com um filho suspeito de conter o coronavírus e com uma filha adolescente. É comum que a adolescente de 12 anos fique na mesma casa? Como deve ser o isolamento dela? 

Resposta: A Secretaria de Saúde está monitorando o estado de saúde deste filho que apresenta sintomas gripais. Foi coletado material para exame e ainda não saiu o resultado. É comum que a filha de 12 anos permaneça dentro da mesma casa desde que se cumpra o isolamento social. Numa situação como esta, o caso confirmado e o caso suspeito não podem ter contato direto com outro membro da família. Eles precisam permanecer em local isolado, respeitar a distância de um metro e meio e seguir os procedimentos de higienização.


Site Aracruz

3) O número de respiradores para atender aos pacientes é uma grande preocupação em todo o mundo. Em Aracruz já existe essa preocupação? Quantos aparelhos estariam disponíveis hoje no município?

Resposta: É muito preocupante. O município dispõe de 27 respiradores e precisaria de pelo menos mais 20.