Política

Câmara de Ibiraçu adota medida contra coronavírus e esvazia sessão polêmica

Postada em:

Uma medida de última hora afastou boa parte do público da polêmica sessão desta terça-feira (17), na câmara de vereadores de Ibiraçu.
 

O principal assunto da noite seriam os decretos do prefeito Eduardo Zanotti, através dos quais a prefeitura cedeu 34 lotes para que moradores da cidade construam e morem lá por até 25 anos.

Matéria relacionada: 

Prefeitura de Ibiraçu cede terrenos a famílias e polêmica será assunto hoje na câmara de vereadores

Leia também: Polícia Civil de João Neiva recupera veículo após golpe aplicado em moradora da cidade

Prefeitura reúne lideranças política, empresariais e religiosas para fortalecer esforços contra coronavírus

O decreto vinha sendo muito criticado na cidade e nas redes sociais devido à suposta falta de transparência na aprovação de cada beneficiário. Há, inclusive, a informação de que um lote teria sido cedido para uma pessoa que é parente de um vereador. O parlamentar seria da base de apoio ao prefeito Eduardo Zanotti. 

A expectativa para a sessão de ontem era de um bom público, já que estava previsto o uso da tribuna livre por um cidadão de nome Jocirley Rosa, que afirma ter dado entrada em um processo há mais de 15 anos na prefeitura, no qual solicita a doação de um lote. Apesar do longo tempo de espera, ele não está entre os beneficiários e se sente injustiçado. Na lista dos felizardos haveria pessoas cujos processos foram abertos há apenas alguns meses..
 

Em contato com nossa redação, Jocirley informou que a câmara, que hoje é presidida por José Pignaton, teria usado uma manobra para tentar impedir a presença do público na sessão.
 

“Faltando menos de 10 minutos para começar a sessão, a câmara soltou um comunicado informando que, devido aos cuidados para evitar o coronavírus, a reunião seria realizada sem a presença do público. Eu poderia falar, mas as outras pessoas não poderiam permanecer lá”, reclamou Jocirley.

Público após o comunicado de que a sessão teria portas fechadas
 

As informações são que, após o anúncio, muitas pessoas teriam deixado a casa legislativa e que, somente depois de muita insistência de parte dos que permaneceram, o público foi autorizado a ficar para acompanhar o esperado discurso, que foi muito aplaudido. O comunicado, no entanto, teria permanecido na porta de entrada, o que teria inibido a volta daqueles que saíram, assim como a chegada de outras pessoas.

O comunicado permaneceu na porta até o final da sessão
 

As supostas irregularidades nos decretos de cessão dos lotes foram denunciadas pelo vereador Otávio Maioli em sessão anterior do legislativo municipal e, desde então, o caso se tornou o principal assunto na cidade. Há quem diga que está mais comentado do que o próprio coronavírus.
 

O vereador Vertinho Tonon, pré-candidato a prefeito, não compareceu à polêmica sessão. A alegação foi de que ele não estaria bem de saúde.

 

O outro lado:

Procuradas por nossa reportagem, a Prefeitura de Ibiraçu e a Câmara Municipal ainda não responderam aos nossos questionamentos.