Geral

Criada associação para defender interesses dos surdos de Aracruz

Postada em:

As pessoas surdas de Aracruz passam a ter mais forças para defender seus direitos a partir de agora. É que foi oficializada, na última quinta-feira (12), a criação da Associação de Surdos de Aracruz – ASURAR. Foto: ASURAR 

De acordo com Maria Gorete Santana, presidente da entidade, a associação conta com 47 sócios fundadores. O objetivo é tentar amenizar as dificuldades enfrentadas pelos surdos, além de promover a integração social e ações de caráter educativo e recreativo. Integrar federações do mesmo segmento, organizar fóruns, congressos, seminários e palestras para os associados também fazem parte dos planos da diretoria.

 Leia também: Aracruz - Professores lecionam de graça em pré-vestibular para ajudar alunos de escola estadual       

O processo de criação da associação teve início em junho de 2019, mas ainda dependia de um estatuto para que pudesse ser devidamente registrada. Os obstáculos foram vencidos com o apoio de Valdinei Tavares, presidente da Ong Amigos de Barra do Riacho, que tomou conhecimento das dificuldades e buscou formas de ajudar.

“Fiquei sensibilizado ao ver a dificuldade que eles tinham por falta de apoio e então me coloquei à disposição para relatar o estatuto, depois buscamos assessoria jurídica, fizemos a normativa, enquadramos no Código Civil Brasileiro e adequamos à Lei 3019 para que eles possam buscar recursos junto ao poder público e iniciativa privada. Essa associação vai ser muito importante para os surdos de Aracruz e quero continuar apoiando no que for possível”, afirmou Valdinei.

De acordo com levantamento feito pela ASURAR, são mais de 250 pessoas surdas em Aracruz. No Brasil mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, segundo dados do IBGE.

Os interessados em se associar à ASURAR devem procurar a sede da Associação à rua Pedro Tininho, número 100, Centro de Aracruz.

A Diretoria e Conselho Fiscal da ASURAR são formados pelos seguintes membros:

Diretoria

Presidente: Maria Gorete Santana

Vice Presidente: Charlene Franco Poibel

1. Secretário: Rosilene da Vitória

2. Secretário: Welika de Oliveira Gonçalves

1. Tesoureiro: Silvestre Monfardini

2. Tesoureiro: Pedro Henrique Dorezani

 

Conselho Fiscal

Titulares

Andréia Ferreira do Nascimento

Eduardo Moreira Ricato

Suplentes

Thamiris Barbosa Teixeira

Bárbara Wliquete

 

Relator do Projeto

Valdinei Tavares de Souza