Educação

Aracruz - Professores lecionam de graça em pré-vestibular para ajudar alunos de escola estadual

Postada em:

No ano passado, vários alunos do projeto foram aprovados na prova do Ifes

 

Conseguir boa classificação em vestibulares ou no Enen e garantir vaga em uma boa faculdade ou escola técnica é o objetivo dos estudantes mais dedicados de qualquer escola. É pensando em dar as melhores condições para que seus alunos alcancem esse objetivo, que o corpo docente da Escola estadual Caboclo Bernardo vem se dedicando sem medir esforços ao Pré-vestibular 2020. A escola fica localizada no distrito de Barra do Riacho, litoral de Aracruz.

Leia também: Olho no prato! Alimentação desequilibrada  aumenta risco de câncer

O projeto, que conta com os esforços sete professores e tem total apoio da direção e de todo o corpo escolar, só existe graças à iniciativa e ao trabalho voluntário dos envolvidos. Sem nenhum acréscimo de horas extras em seus salários, os profissionais abrem mão de parte de seu tempo livre para enriquecer os conhecimentos de seus alunos.
 

O curso acontece de 2ª a 5ª feira, com uma aula de cada matéria, sempre à noite para que os alunos dos turnos matutino e vespertino possam acompanhar.

.
Atualmente o projeto atende a 75 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Com capacidade esgotada do auditório da escola, as matrículas foram encerradas, mas a procura dos alunos foi tão grande que já há uma fila de espera para o caso de possíveis desistências.

 

A grande procura pelo “Pré-vestibulares 2020” da escola se deve ao sucesso alcançado no ano passado quando 10 dos 35 alunos, que frequentaram regularmente o curso, foram aprovados na prova do Ifes, que era o único foco do projeto, até então chamado de Pré-ifes. .
 

Hoje, além de preparar os estudantes para as provas de vestibulares e Ifes, as aulas também representam um grande reforço no ensino regular da escola.
 

Para o professor João Alberto Miranda, que ministra aulas de Geografia, o curso é uma oportunidade para que os estudantes vejam a vida de outra forma.
 

“Tanto para mim como para os meus colegas é uma grande satisfação poder participar e organizar um projeto como esse. Como nossa escola é pública, a maioria dos alunos não teria condições de pagar por um pré-vestibular no ensino privado. É muito gratificante poder mostrar para eles a importância de uma prova do Enen ou do Ifes e ajudá-los a ver o mundo de uma forma diferente. Através dos estudos um jovem pode encontrar seu caminho e até mudar sua vida. Com esse projeto, oferecemos a eles essa oportunidade. Espero que eles saibam aproveitá-la.
 

Para a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Coutinho, melhorar a autoestima dos alunos era importante para que acreditassem em suas capacidades.
 

“Desde o ano passado, o corpo docente vem identificando que muitos alunos têm o potencial para fazer provas como a do Ifes e do Enem e entrar em conceituadas instituições, mas encontravam-se desestimulados e até desacreditados, por isso, além de trabalharmos conteúdos específicos de cada disciplina também trabalhamos as competências socioemocionais e até mesmo a autoestima dos alunos”, destaca a professora.
 

Diretor da Escola Caboclo Bernardo, Auriel Stauffer acredita que o projeto deve ter reflexos positivos também no aprendizado durante as aulas tradicionais.
 

“Com esse projeto em paralelo às aulas normais, esperamos que todos os estudantes se interessem cada vez mais pelas matérias, aulas e pelo ambiente escolar enquanto espaço de aprendizagem e troca de experiências” afirmou Stauffer.
 

Além de ministrarem as aulas, o corpo docente se organiza com planejamento das aulas, simulados e palestras para os alunos.



Na foto: Professores, diretor e pedagoga envolvidos no projeto


Da esquerda para direita, professores: Antônio Pandolfi (Ciências), Cristiane Ribeiro (pedagoga), Patrik Carvalho (Matemática) Laftaly Felix (física), Késia Rocate (Química) Auriel Stauffer (diretor), João Miranda (Geografia), André Fontes (História) e Patrícia Coutinho (Língua Portuguesa).

 

Curta a página do Site Aracruz e fique por dentro das principais notícias da região. Envie sua sugestão de pauta para contato@sitearacruz.com.br ou via whatsapp pelo (27) 9 9983 0085