Política

Vereador faz duras críticas à prefeitura de Ibiraçu por "descaso" com escola municipal

Postada em:

Tonon vinha buscando o apoio do prefeito para a disputa ao cargo de chefe do executivo municipal

Descaso, falta de organização, falta de planejamento e caos. Esses foram termos usados pelo vereador Weverton Tonon ao falar da situação em que se encontra a Escola Municipal Maria Lucas, localizada no bairro Aricanga, em Ibiraçu.
 

Feitas em um vídeo publicado pelo próprio vereador em uma rede social, as críticas se referem ao fato de a diretora da escola ter de abrir mão de sua sala e passar a trabalhar em um local sem as devidas condições, tudo para poder abrigar 38 novos alunos, que passaram a ocupar o espaço.
 

O problema, segundo Tonon, passou a ocorrer depois que a Prefeitura e a Secretaria de Educação foram informadas, em novembro do ano passado, de que a Escola Estadual Nossa Senhora da Saúde não abriria novas vagas em 2020 para alunos da 1ª série do ensino fundamental.
 

Para o vereador, a Secretaria de Educação deveria ter se preparado para receber os novos alunos na rede municipal, mas, segundo ele isso não aconteceu e agora a escola estaria em situação de caos.
 

“A prefeitura e a Secretaria (de Educação) receberam essa informação desde o ano passado, quatro meses atrás. Eu tenho certeza de que se tivesse um planejamento, uma organização, a gente não ia passar por esse transtorno, esse caos que está acontecendo na escola Maria Lucas” declara Tonon no vídeo.
 

O vereador ainda criticou a instalação de um contêiner na escola, que para ele deixaria os profissionais em “condições desumanas” de trabalho.

 

Weverton Tonon acrescentou que a prefeitura já iniciou a construção de uma sala para resolver o problema.

O vereador vinha buscando o apoio do prefeito Eduardo Zanotti para sua possível candidatura a prefeito, mas, devido aos acontecimentos, as coisas não parecem caminhar para que receba esse apoio. 

Apesar disso, após a publicação dessa reportagem Tonon entrou em contato com o Site Aracruz e afirmou que já tem o apoio do prefeito para a disputa da eleição de outubro. 
 

Fotos enviadas à redação do Site Aracruz mostram que o contêiner foi instalado sobre uma terra barrenta, o que dificultaria o acesso dos profissionais, principalmente em dias de chuva.


 

Funcionários precisam ir muitas vezes ao local, já que ali são guardados arquivos e outros documentos fundamentais para funcionamento diário da escola.
 

Pais que fazem parte do Conselho da Escola Maria Lucas e que estiveram em contato com nossa reportagem nesta quarta-feira (19), também criticaram a falta de providências do poder público municipal, que teria feito com que a escola passasse a funcionar sem as devidas condições.
 

Ainda de acordo com os pais, que preferiram ter seus nomes preservados, a diretora estaria trabalhando em uma salinha do tamanho de um banheiro e a secretária atendendo no pátio, local que deveria ficar livre para o recreio das crianças.

Essa foto, que seriam do pátio, mostra o local ocupado por armários e outros materiais antes guardados na sala administrativa    
 

Outra séria crítica dos pais é que a falta de providências com relação à Escola Maria Lucas seria comum na tual gestão municipal, e o motivo seria o fato de a secretária de Educação, Valéria Rosalém, não cultivar bom relacionamento com a diretora Sirlane Gomes, da referida escola.
 

“Quem perde com isso são as crianças”, disse um pai de estudante.
 

Ainda de acordo com os informantes, nas festas que a escola realiza durante o ano, e até no Desfile Cívico da cidade, a unidade escolar não receberia apoio da Secretaria de Educação e só contaria mesmo com o poio da comunidade.
 

O outro lado:
 

Procuradas através da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Ibiraçu e a Secretaria Municipal de Educação não se pronunciaram sobre as críticas do vereador e dos pais de alunos. Se o fizerem, a resposta será publicada neste mesmo espaço.