Comunidades

Trabalhadores interditam rodovia por mais vagas de emprego para pessoas de Aracruz

Postada em:


Manifestantes conseguiram reunião com o IEMA para discutir o assunto


Um grupo de trabalhadores usou pedaços de madeira e fogo para interditar a Rodovia ES – 010 na manhã desta quarta-feira (12). O protesto foi contra a destinação das vagas de emprego no Estaleiro Jurong, que segundo eles estariam sendo preenchidas, em sua maioria, por pessoas de outros municípios.
 

A manifestação ocorreu após decisão em uma assembleia realizada na última segunda-feira (10), quando esteve em pauta o fato de uma empresa terceirizada ter contratado 52 trabalhadores em um processo no qual teriam sido entrevistados 94 candidatos.

 

Para Valdinei Tavares, presidente da Ong Amigos de Barra do Riacho, que há anos defende os direitos dos moradores da comunidade, há uma grave suspeita de irregularidade nessas contratações, já que, de acordo com uma das condicionantes da época de instalação do Estaleiro, todas as vagas de emprego abertas no complexo Jurong devem ser encaminhadas para o Sine (Sistema nacional de Emprego), e para cada vaga aberta deveriam ser oportunizadas três cartas a candidatos, que devem ser encaminhados para entrevistas.

Em assembléia, Valdinei explica situação a moradores de Barra do Riacho

 

Ocorre que, para as 52 vagas, apenas 30 cartas teriam sido distribuídas nas agências do Sine em Aracruz, sendo 15 na agência da Sede e outras 15 na de Barra do Riacho, quando, na verdade, as cartas deveriam ser disponibilizadas a 156 candidatos, considerando-se 3 encaminhamentos por vaga.
 

“Se apenas 30 cartas foram distribuídas, quer dizer que somente 10 das 52 vagas foram disponibilizadas para trabalhadores do município. Isso é menos de 20% das vagas que foram preenchidas. A comunidade aracruzense ficou com todos os ônus de um empreendimento desse porte, que teve grande impacto negativo no meio ambiente, e na hora que surgem as oportunidades de trabalho nossa gente é preterida? Isso não é justo e é inaceitável”, disse Valdinei em entrevista ao Site Aracruz.
 

Ainda de acordo com o presidente da Ong, ele próprio foi o relator de uma proposta segundo a qual, a partir de 2020, ao abrir a vaga, obrigatoriamente a empresa deveria receber, de forma paralela, currículos de trabalhadores que não tiveram acesso às cartas de encaminhamento para as entrevistas. Assim, caso os portadores das cartas não estivessem aptos a preencher as vagas, as empresas poderiam selecionar os trabalhadores através dos currículos.

Dessa forma as empresas não destinariam as vagas para moradores de outras cidades alegando que Aracruz não dispões da mão da obra necessária (especializada).
 

“A proposta chegou a ser discutida em reunião com o IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recurso Hídricos) e com a Jurong, mas posteriormente o IEMA deixou por conta das empresas a decisão de abrir ou não o recebimento de currículos dos não portadores das cartas, ou seja, nós da comunidade apresentamos uma proposta, mas nossa sugestão não foi ouvida e o problema é cada vez mais evidente” finalizou o presidente da Ong Amigos de Barra do Riacho.


A manifestação de hoje atingiu o objetivo e garantiu a possibilidade de discutir o problema, que gera constantes reclamações.

Após agendamento de uma reunião com representantes da Jurong e do IEMA, responsável por fiscalizar a aplicação das normas exigidas como condicionantes, por volta das 8h30 os trabalhadores liberaram a Rod ES-010 para a passagem dos veículos.
 

A tão esperada reunião acontecerá non próximo dia 27 de fevereiro, nas dependências do Estaleiro Jurong. O horário ainda não foi definido.