Meio Ambiente

Prefeitura de Aracruz e moradores transformam pontos viciados de lixo em jardins

Postada em:

No bairro Polivalente, Adevanildo Pereira de Jesus, 62 anos, ajuda a regar as plantas do jardim público

Locais de descarte irregular de resíduos, os chamados pontos viciados em lixo, ainda são um problema no município, apesar da fiscalização da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS). Mas a parceria entre a Prefeitura de Aracruz e moradores mostra que é possível reverter este problema e transformar áreas antes repletas de entulhos, em jardins. De 2018 até então, 20 destes lugares foram revitalizados. Fotos Luã Quintão

Leia também: Veículos roubados são queimados em Fundão

Ladrões de caminhonete invadem fazenda, amarram vítimas e fogem com dois veículos 

2º Festival de Inverno de Aracruz vai voltar a animar o público depois de três anos

 

No bairro Polivalente, Adevanildo Pereira de Jesus, 62 anos, é o guardião do jardim, localizado entre a CMEI Epifânio Coutinho e a EMEF Placidino Passos. Frequentemente o aposentado atravessa a rua com uma mangueira para regar as plantas e manter o canteiro em ordem. Segundo ele, antes da revitalização o local acumulava muito lixo e o mau cheiro incomodava, mas depois da ação da PMA a situação melhorou. “Agora é outra vida. Ninguém joga mais lixo ou entulho aqui”, relatou.

 

Em outra parte da cidade, uma área do bairro de Fátima, considerada crítica devido ao volume de resíduos, agora está protegida com dezenas de canteiros formados por pneus, onde a PMA plantou algumas espécies de flores e bromélias.

Já no Jequitibá é Magdalena Gomes Marinho, de 69 anos, quem ajuda a manter o jardim preservado. A aposentada conta que antes da revitalização o local era repleto de lixo e moradores descartavam ali até animais mortos. Após a ação da SETRANS a realidade mudou e incusive o mau cheiro que se intensificava em épocas de chuvas melhorou. “Era um mundaréu de lixo isso aqui, mas agora melhorou muito. A gente estava numa aflição por causa dessa situação e não sabíamos o que fazer, quando de repente a Prefeitura fez essa ação. Agradeço de coração”, disse dona Magdalena, que todos os dias ajuda a regar as plantas.

Outras localidades da Sede do município também tiveram pontos viciados em lixo revitalizados com jardins, como os bairros Limão, Segato, Cohab II e Morobá. No litoral, Barra do Riacho, Coqueiral, Mar Azul e Santa Cruz foram contemplados com o projeto.


Materiais sem utilidade são reaproveitados


Para dar vida aos jardins, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), recolhe resíduos que seriam descartados para serem utilizados nas ações de revitalização de pontos viciados em lixo.

Os pneus que são utilizados como canteiros, por exemplo, são recolhidos de borracharias da Sede, Jacupemba e Guaraná. Já as lixeiras que são instaladas nesses locais também são fruto da reciclagem. “Nós recolhemos grades que sobram de obras e transformamos elas em lixeiras, tudo feito por nossa equipe, no galpão da Prefeitura de Aracruz, no bairro Itaputera”, explicou Mauro Rodrigues Ribeiro, coordenador do projeto de revitalização de pontos viciados em lixo da SETRANS.