Economia

Aracruz recebe lançamento do Indústria + Avançada, programa do Senai e do Sebrae que ajuda empresas

Postada em:

O Senai-ES, em parceria com o Sebrae-ES, preparou um programa completo para a sua empresa entrar de vez na Indústria 4.0: o Indústria + Avançada, uma gama de serviços em inovação para aumentar a produtividade e a competitividade, independente do porte do seu negócio. O lançamento em Aracruz será no dia 09 de julho, às 18h, no Centro Integrado Sesi/Senai.

“O Programa Indústria + Avançada foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar Indústria 4.0. Os grandes resultados obtidos nos programas ES+Produtivo e o Brasil+Produtivo, que atenderam juntos mais de 3 mil indústrias, mostram que os principais desafios das empresas estão vinculados a ter mais informação dos processos produtivos, mais produtividade, ter maior qualificação e desenvolver inovações.”, afirmou o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

Leia também: 1º Grande Luau deve agitar Aracruz no próximo fim de semana

O Sebrae entra como um importante parceiro nessa iniciativa ao subsidiar micro e pequenas empresas que participarem do programa.

“Não há dúvidas de que as micro e pequenas empresas são importantes para economia e é nesse contexto que o Sebrae-ES, em conjunto com o Senai-ES, está criando o programa Indústria + Avançada, que objetiva alavancar a competitividade por meio da implantação de tecnologias e ferramentas vinculadas à indústria 4.0, possibilitando diminuir desperdícios para torná-las mais produtivas, ágeis e competitivas.   Desta forma, o Sebare-ES subsidiará as micro e pequenas indústrias para que tenham acesso às consultorias e aos treinamentos, possibilitando maior conhecimento sobre os recursos, atividades e processos que agregam valor ao seu negócio”, explicou o gerente da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae, Eduardo Simões.

Produtos

Quatro são os produtos que serão oferecidos dentro do Indústria + Avançada para ajudar as empresas a melhorarem seus processos e reduzir os desperdícios.

Dois deles são mentorias personalizadas voltadas a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, com foco em reduzir desperdícios e promover o aumento de produtividade das empresas. A Mentoria Lean é voltada para microempresas, enquanto a Mentoria Individual pode ser aplicada em empresas de quaisquer portes. Nos dois casos, há um treinamento imersivo e gamificado, com o uso do Lean Game, uma forma lúdica de transferência de conhecimentos sobre a Cultura Lean.

Os outros produtos são em formato de consultoria tradicional e acontecem apenas de forma individualizada. A Manufatura Enxuta trabalha com a implementação das ferramentas Lean e também utiliza a gamificação. Já a Manufatura Avançada contribui para que as indústrias implantem tecnologias e ferramentas de baixo custo, que possibilitem a melhoria contínua da sua produtividade. Nesta consultoria, especialistas técnicos do Senai instalam, na linha de produção da indústria, sensores e coletores de dados para monitorar os processos. Esses dados são transmitidos para uma plataforma online que permite aos gestores terem informações em tempo real da produção, possibilitando um maior controle de indicadores de processo, previsibilidade da produção e maior conhecimento para tomada de decisão.

“As indústrias precisam melhorar seus processos e produtos para se manterem competitivas no mercado. Dessa forma, ter informações mais ágeis do que realmente está acontecendo no “chão de fábrica”, profissionais qualificados nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, possibilitará o constante aumento de produtividade e de capacidade de inovar da indústria”, explicou Mateus.

Lean Game

O Lean Game é um treinamento inovador, lúdico e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio. O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos jogadores com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática. Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

Serviço

Lançamento Programa Indústria + Avançada

– Aracruz

Quando: 09/07

Horário: 18h

Local: Senai Aracruz

R. Ephifânio Pontin, 985 – Vila Nova, Aracruz – ES, 29194-611

Confirme sua presença: http://bit.ly/industriamaisavancadaaracruz