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Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de roda de conversa com prefeito e secretários

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A prefeitura de Aracruz vem desenvolvendo desde o mês de maio deste ano um bate papo com alunos da Rede Municipal de Ensino com o intuito de apresentar as ações do Governo Municipal, além de tirar dúvidas sobre o que envolve o Poder Executivo e sua relação com o Legislativo. Na última quarta-feira (19/06) o prefeito Jones Cavaglieri e os secretários de Obras e Infraestrutura (SEMOB), João Calixto, e Desenvolvimento Econômico (SEMDE), Guerino Balestrassi atenderam alunos da EMEF Placidino Passos e CMEB Paulo Freire. Foto: Renato Lana

Durante a manhã os alunos da EMEF Placidino Passos puderam bater um papo com o prefeito e os secretários no auditório do IFES. Já no período da tarde, a mesa redonda aconteceu dentro da sala de aula da escola Paulo Freire. “Nosso intuito é partilhar com vocês o que já fizemos, o que estamos fazendo e o que vamos fazer, tudo isso dentro de um período de quatro anos, para isso temos uma programação e um planejamento para os próximos 20 anos, pois nós nos preocupamos com vocês, nossos alunos”, explicou no início da conversa o prefeito Jones Cavaglieri.

Jones ainda falou das barragens que estão sendo construídas para armazenamento de água nos distritos de Guaraná, Jacupemba, e de outras menores em comunidades ruais. Também comentou sobre empreendedorismo, coleta seletiva, meio ambiente, do asfaltamento de Santa Rosa, dentre outros temas, sempre se interagindo com os alunos e respondendo perguntas.

 


Obras
Na sequência o Secretário de Obras e Infraestrutura (SEMOB), João Calixto, mostrou as obras que se encontravam paradas e que a atual gestão deu continuidade. “Quando assumimos a prefeitura, Jones encontrou sete obras paralisadas, entre elas as EMEF´s Maria Inês Della Valentina, em Jacupemba, Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho, além da praça de Sauaçu, quadra da escola Álvaro Souza, pavimentação do bairro Nova Colatina, a Avenida Guaxindiba e Escola Proinfância CMEI Bela Vista, todas obras concluídas”, lembra Calixto.

Outras obras como a escadaria do Santa Luzia, o Centro de Hemodiálise de Guaxindiba, a escola Eurípedes Nunes Loureiro, a calçada cidadã, a troca de 1500 lâmpadas de LED que serão instaladas gradativamente no município, além do Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (CEMA) também foram lembradas durante a conversa com os alunos.

Empreendedorismo e Revolução 4.0
Dando continuidade às conversas, o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) Guerino Balestrassi ressaltou o que envolve o desenvolvimento de uma cidade. “O desenvolvimento econômico é uma ferramenta muito importante, pois envolve o desenvolvimento humano, distribuição de renda, geração de emprego e manutenção de uma cultura de empreendedorismo dentro dos parâmetros da sustentabilidade. Estamos em raio de 1000 quilômetros dos maiores centros empresariais do mundo e muito bem localizados, com rodovias, ferrovias e portos, o que nos dá uma tendência de grande desenvolvimento, por isso precisamos nos ordenar”, lembra.

O multiculturalismo e o turismo também foram lembrados como um potencial de negócios na cidade que já conta com uma Sala do Empreendedor. “Diante disso nós temos que ter visão de negócio e como transformar essas características em algo rentável”, comenta. Os alunos acompanharam um vídeo institucional mostrando a diversidade da economia, e o potencial de crescimento turístico de Aracruz, considerada uma cidade com um ambiente privilegiado para bons negócios, que produz commodities, bens e serviços para empresas no Brasil e no exterior.

Também considerada uma das melhores regiões de integração do estado capixaba para negócios, sendo sua base econômica sustentada pelos setores de papel, celulose, portuário, naval, petróleo, gás, química, metal mecânico, agronegócio, comércio e serviços.

Com relação à Revolução 4.0, o secretário explicou que se trata da revolução da inteligência artificial, “Estamos entrando na quarta revolução na nossa história. Essa revolução 4.0 é o que envolve a inteligência artificial, da robótica e isso já existe. Sendo assim, o nosso papel como gestores públicos é fazer com que a relação governo, escolas e indústrias dialoguem para achar soluções para os problemas, os espaços em branco e preenchê-los. Aqui em Aracruz há muita coisa para se fazer e ser desenvolvida. Por isso temos que ter essa iniciativa, senão outros terão e ficaremos para trás”, completa.