Geral

Escola Proinfância CMEI Bela Vista será entregue a moradores nesta quinta-feira

Postada em:

A escola está moderna e com uma estrutura suficiente para atender 250 crianças. Ela possui 680 metros quadrados de área construída com oito salas que foram adequadas com a necessidade do bairro

A prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Obras e Infraestrutura (SEMOB) e Educação (SEMED), realiza nesta quinta-feira (27/06), às 18h30, uma cerimônia de entrega da Escola Proinfância CMEI Bela Vista, cujas obras estavam paralisadas há mais de dez anos. O Governo Municipal deu continuidade para concluí-la, e a primeira medida se deu no dia 13/08/2018, quando foi assinada sua ordem de serviço. Foto: Vinícius Gardiman

Na ocasião o prefeito Jones Cavaglieri comemorou a iniciativa que garantiu a continuidade e a entrega da escola. “Assinamos essa ordem de serviço, que é um momento muito esperado da comunidade local. Trata-se de uma importante obra, pois temos um grande deficit no atendimento de crianças até 3 anos. Diante disso, para nós é sempre uma grande alegria poder dar uma ordem de serviço de uma escola, ainda mais na proinfância, onde a criança encontra-se em uma grande fase de aprendizagem. A educação é o que transforma o mundo. Se não investirmos nisso, ficaremos sempre patinando”, comentava o prefeito Jones Cavaglieri.

Quinze dias depois os serviços começaram a ser prestados pela empresa Finale Sistemas Construtivos Ltda ME após 440 dias desde a última paralisação. Foram mais de dez anos de espera, com a obra tendo paralisações desde seu início, no dia 10 de fevereiro de 2009, o que impossibilitou sua entrega desde então. 

Agora a escola está moderna e digna, com uma estrutura suficiente para atender 250 crianças. Ela possui 680 metros quadrados de área construída com oito salas que foram adequadas com a necessidade do bairro. Também possui laboratório de informática, sala de leitura, pátios coberto e descoberto com playground. Sua conclusão custou R$ 1,049 milhão de reais e foi executada pela Prefeitura de Aracruz com repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Atendimentos e turmas
A proinfância atenderá crianças de quatro meses a três anos de idade. Na turma do berçário ficarão as de quatro meses até um ano e onze meses. Essa turma contará com apoio do professor referência e de dois professores auxiliares da Educação Básica (Apeb).

O grupo dois atenderá crianças até dois anos e 11 meses, com apoio do professor referência e do professor auxiliar. Já o Grupo 3 ficará com as crianças de até três anos e 11 meses, também com um professor referência e um auxiliar. Além disso, a escola ainda ofertará a todos os alunos apoio dos professores de suporte pedagógico, de múltiplas linguagens, do Diretor Escolar e da própria Secretaria de Educação.

A rotina de ensino dos alunos seguirá o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, que é pautado nos campos de experiência e elabora atividades envolvendo temas como meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros, além de interações e brincadeiras. As refeições das crianças envolvem o dejejum ao chegarem e almoço. No turno vespertino será servido o café e o jantar.

Início das aulas
Após a entrega do prédio ainda haverá os trâmites legais para o funcionamento da escola, que envolve chamamento público com comunicado às famílias locais. Os pais que tiverem interesse em matricular seus filhos deverão procurar o Setor de Cadastro da SEMED. Cada etapa será amplamente divulgada com antecedência em diversos meios de comunicação.