Cultura

Espada de Dom Pedro II estará em exposição no Museu Histórico de Santa Cruz na próxima semana

Postada em:

Quem visitar o Museu Histórico de Santa Cruz entre os dias 22 e 24 de maio poderá contemplar um objeto histórico inusitado. Trata-se de uma espada de bronze que pertenceu a guarda de Dom Pedro II e que foi deixada no município por volta do ano de 1.860. O utensílio estará disponível para visitações em comemoração ao dia de Colonização do Solo Espírito Santense.

De acordo com a historiadora Mônica Pimentel, a espada foi entregue como forma de agradecimento a um morador antigo, durante a passagem do ex imperador pelo território do município.

“Dom Pedro II foi recepcionado com uma celebração na igreja Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz. A celebração foi acompanhada por autoridades e também pela população da comunidade, até que um simples morador local caminhou de costas ao encontro do imperador e se virou ao se aproximar. Após essa cena, Dom Pedro retirou a espada da cintura de um dos guardas reais e a entregou ao morador”, conta.

Desde então o objeto tem passado por várias famílias e, neste final de semana, estará em exposição no Museu Histórico de Santa Cruz. “É um objeto que guarda muitas memórias e, junto ao acervo histórico do museu, vamos contar um pouco mais sobre a história do município”, disse a historiadora.

Visitações
Entre os dias 22 e 24 de maio a espada estará disponível para visitações no Museu Histórico de Santa Cruz em horários especiais. Na quarta-feira (22), a exposição será das 13 às 17h. Já na quinta (23) e sexta-feira (24) o museu estará aberto das 09 às 17h.

Museu Histórico de Santa Cruz
O Museu Histórico de Santa Cruz é administrado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR) e foi criado pela Lei Municipal nº 3.872 em 17 de dezembro de 2014. Localizado no Distrito de Santa Cruz, Aracruz, tem por finalidade a preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Iconográfico e Etnológico do município de Aracruz.

O acervo exposto na inauguração do espaço se constitui de elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município, desde seus primórdios, remontando ao processo de colonização e ao encontro de cultura ocorridas no local.

Fonte: Prefeitura de Aracruz