Meio Ambiente

Mutirão de Limpeza retira grande quantidade de lixo do manguezal de Irajá

Postada em:

Equipe do mutirão com as sacolas de lixo retiradas do manguezal

A prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Transporte e Serviços Urbanos (SETRANS), em parceria com a comunidade de Irajá e com apoio de alunos do primeiro período de Direito da FAACZ, realizou na manhã deste sábado (04/05) um grande mutirão de limpeza no manguezal da localidade. Às 7h30 todos se reuniram no posto de saúde para um café de recepção, quando foram passadas orientações de como se proceder durante a limpeza do manguezal.

O secretário de Meio Ambiente Edgar Allan Martins deu as boas vindas aos participantes. “Bom dia a todos. Primeiramente eu gostaria de agradecer a presença de vocês. É com muita satisfação e gratidão que a gente vem aqui participar desse trabalho. Muitos poderiam estar em casa descansando, mas decidiram participar em prol do meio ambiente. Esta ação é um anseio da comunidade local. Sabemos do problema de lixos no manguezal, pois sempre somos cobrados para fazer essa limpeza. Hoje é o início de um trabalho que vai se perpetuar. Vamos com cautela, para não sofrer acidentes, pois se trata de um ambiente hostil, onde não podemos degradá-lo”, comenta.

Após as falas inicias os participantes foram divididos em dois grupos, e devidamente equipados com luvas, calças, botas e sacolas para colocar o lixo, eles adentraram no manguezal sob a supervisão de lideranças comunitárias, que conhecem bem o local. Foram retiradas grande quantidade de lixos, entre eles, roupas, calçados, preservativos, latas de cerveja, garrafas pets de refrigerantes, garrafas de vidro, dentre outros.

“Não somos nós quem jogamos esse lixo. Quem faz isto são pessoas de fora que aqui vêm para pescar, catar ostras ou apreciar as belezas naturais de nosso manguezal”, comenta um morador que participou da ação. Os trabalhos prosseguiram até por volta de meio dia. Após a coleta todos se reuniram novamente no posto de saúde e juntaram as sacolas que foram recolhidas pela empresa S.A Ambiental.

Fonte: Prefeitura de Aracruz