Policial

Cerco Eletrônico: veículo envolvido em assassinato no bairro Guanabara é apreendido em menos de 24h

Postada em:

Por volta das 15h do último domingo (21/04) a Polícia Militar foi acionada e enviou duas guarnições para o bairro Guanabara, em Aracruz, para atender a denúncia de um homicídio na localidade. Após o crime, o serviço de inteligência da Polícia Militar realizou várias diligências e levantamentos para identificar o acusado. Na madrugada de domingo (21/04) para segunda-feira (22/04), ao tomar conhecimento das características de um veículo que teria envolvimento com o fato, o agente de inteligência fez contato com a equipe do Cerco Eletrônico, que por sua vez repassou tais informações. Na foto: Material apreendido dentro do carro supostamente usado no homicídio

Leia também: Concurso para delegado da PCES tem inscrições prorrogadas até 30 de abril

Espírito Santo reduz em 43% número de mortes de trânsito entre 2011 e 2018

Já manhã da segunda-feira (21/04), com o retorno das informações cedidas pelo Cerco Eletrônico, inclusive com os dados sobre o veículo envolvido na ocorrência, como placa ano/modelo e trajeto realizado na data/hora aproximada do crime, a PM dirigiu-se a Barra do Riacho onde localizou o veículo. Na ocasião foi feio sua apreensão e a prisão de um condutor, e no interior do veículo foram localizados armas, munições e dinheiro em espécie.

O Comando do 5º BPM de Aracruz comentou sobre o quanto foi importante o apoio dessa ferramenta de alta tecnologia. “O apoio do Cerco Eletrônico se mostrou fundamental, pois possibilitou a identificação exata do veículo suspeito, bem como a confirmação de que ele seguiu para Barra do Riacho, contribuindo de forma sem igual para a sua localização e o consequente sucesso da Operação Policial”.

A PM também afirmou que não é possível estipular o tempo que ela levaria para efetuar essa prisão, caso não houvesse a barreira eletrônica na cidade, porém ela reconheceu que seu suporte é certo para diminuir esse tempo. “Não é possível afirmar quanto tempo a Polícia Militar levaria para localizar o veículo sem o apoio do Cerco Eletrônico, mas certamente ele contribuiu muito para diminuição considerável do tempo de resposta ao fato, agregando eficiência e agilidade, e proporcionando, assim, otimização dos recursos empenhados”.

Para o Delegado Chefe da 13ª Regional de Aracruz, Dr. João Francisco, caso Aracruz não contasse com o apoio desse sistema, a polícia poderia levar um tempo bem superior para lograr êxito. “É importante colocarmos essa questão do cerco, pois se trata de uma ferramenta que agiliza e muito nosso trabalho. Sem esse apoio, pode ser que a polícia não tivesse conseguido fazer a prisão em flagrante, sendo que, desde a ocorrência do assassinato, até a apreensão do carro, a polícia levou menos de 24h para fazê-lo”, ressalta.

Inauguração do Sistema de Cerco Eletrônico
Na manhã da quarta-feira (17/04) uma cerimônia ocorrida em frente ao prédio da Central Integrada de Segurança Pública (CISP) da prefeitura, oficializou a entrega do sistema de Cerco Eletrônico em Aracruz, se tornando a segunda cidade em todo estado capixaba a contar com esse sistema. Além do Cerco Eletrônico, que opera em 15 pontos, a CISP também conta com 66 câmeras do videomonitoramento, que juntos ofertam às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime.

Fonte: Prefeitura de Aracruz