Policial

Aracruz – Acusado de matar Taiene pega pena máxima em júri popular

Postada em:

Taiene, então com 20 anos, morava no Bairro de Fátima, à Rua Rio Guararema, em Aracruz

Uma pena de 30 anos de prisão em regime fechado. Esse foi o resultado do júri popular que condenou Yuri Henrique de Carvalho Barbosa pelo assassinato da ex-namorada Taiene dos Reis Souza. Ela tinha 20 anos na época do crime ocorrido em março de 2018.

O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (11) no Fórum João Gonçalves de Medeiros e durou aproximadamente oito horas.

A pena alcançou o tempo máximo permitido pela legislação brasileira após o corpo de jurados, formado aleatoriamente por seis mulheres e um homem, concordar com os agravantes alegados pela acusação, que considerou o crime premeditado, por motivo fútil e feminicídio, quando a vítima é morta pelo fato de ser mulher. 


Para Edivaldo Souza, pai da vítima, a pena a ser cumprida é satisfatória, mas não ameniza a dor de perder a filha. “Nada vai trazer minha filha de volta”, disse. 
 

A condenação não chegou a ser uma surpresa para o advogado de defesa, Selso Ricardo Damacena, já que o réu havia confessado autoria do crime. A defesa, no entanto, afirmou que vai recorre da decisão por entender que não houve motivos para que os agravantes alegados pela acusação fossem aceitos.
 

Na decisão, o Juiz Tiago Fávaro Camata considerou que o crime foi cometido de maneira planejada após um período de monitoramento que teria durado quase seis horas, tempo em que Taiene esteve fora de casa até ser assassinada.


 

O crime

Taiene, então com 20 anos, morava no Bairro de Fátima, à Rua Rio Guararema, em Aracruz. No dia 30 de março de 2018, a jovem saiu de casa no final da tarde para encontrar algumas amigas. Cerca de uma semana antes ela havia rompido o namoro com Yuri devido aos ciúmes excessivos do namorado. Yuri, então com 22 anos, teria ficado inconformado com a decisão.
 

Após o passeio, Taiene retornava para casa e, já na rua onde morava, foi atacada por Yuri, que usou um canivete para golpeá-la várias vezes. Em seguida o acusado fugiu em uma bicicleta.
 

Taiene ainda chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital São Camilo, mas não resistiu aos ferimentos, evoluindo a óbito.