Geral

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada em Aracruz

Postada em:

Agora é oficial. O município de Aracruz já conta com uma Sala do Empreendedor. A Cerimônia de inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/02), no auditório do Lions Club e na Casa do Cidadão, local onde funcionará o ambiente que atenderá os empreendedores do município e da região.

O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, do Diretor Técnico do SEBRAE, José Eugênio, do Diretor Regional da AMEAR, João Baptista Depizzol e do Gerente de Relações Institucionais do NOSSOCREDITO, Erlanderson Capucho de Souza.

No início da cerimônia todos foram convidados a apreciar um belo vídeo institucional mostrando a diversidade da economia, o potencial de crescimento e turístico de Aracruz, considerada uma cidade com um ambiente privilegiado para bons negócios, que produz commodities, bens e serviços para empresas no Brasil e no exterior. Também considerada uma das melhores regiões de integração do estado capixaba para negócios, sendo sua base econômica sustentada pelos setores de papel, celulose, portuário, naval, petróleo, gás, química, metal mecânico, agronegócio, comércio e serviços.

Após a apresentação do vídeo, as autoridades competentes se posicionaram à frente do público para suas falas de agradecimento e de esclarecimento sobre as funcionalidades da Sala do Empreendedor. O primeiro a se pronunciar foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz, Guerino Balestrassi.

“Esse vídeo nos mostra toda real potencialidade do município de Aracruz. Eu percebo a imensidão dessa potencialidade e quantos espaços em branco temos para empreender. São muitas as oportunidades e desafios para avançar. A Sala do Empreendedor foi um processo que se iniciou com o ex secretário Divaldo Crevelin e o prefeito Jones Cavaglieri, com uma orientação estruturada do SEBRAE para formar um novo modelo de arranjo de desenvolvimento”, comenta.

Ainda de acordo com Guerino, para se ter esse espaço que abriga a Sala do Empreendedor, não há necessidade de grandes construções e espaços físicos. “O que precisamos é de inteligência, inovação e criatividade. Vivemos em um país de grandes burocracias, e com esse modelo de negócios que hoje aqui se consolida, diminuiremos essas burocracias”, ressalta.

Números do empreendedorismo
O Secretário também mostrou os números que representam a importância do empreendedorismo no Brasil. “Para vocês terem uma ideia, hoje no Brasil as micro e pequenas empresas representam 99% das empresas, 52% dos empregos formais e 27% do PIB. São esses negócios que precisamos oportunizar, enfatiza”.

O Diretor Técnico do SEBRAE José Eugênio lembrou que a consolidação da Sala do Empreendedor veio pela busca de todos os setores. “Hoje inciamos um processo que todos nós perseguimos e buscamos há vários anos. Gosto de falar de um exemplo da cidade de Nova Venécia, onde aconteceu uma pesquisa que mostrou que para se abrir um empreendimento via prefeitura, uma pessoa caminhava em média sete quilômetros, o que não acontece mais com a Sala do Empreendedor lá instalada. Por isso temos que mostrar à sociedade aracruzense como isso é importante para o empresário que ainda encontra muitas dificuldades naturais para abri seu negócio”, diz.

O prefeito Jones Cavaglieri finalizou os discursos dizendo da alegria em poder trazer novidades para Aracruz. “Mesmo com as dificuldades conseguimos trazer esse novo espaço que vai atingir a população e principalmente aqueles que mais precisam, com a geração de emprego e renda. Essa ferramenta sempre foi uma prioridade do nosso governo e hoje é uma realidade muito importante para a gente. Não tenho dúvidas de que, com o apoio de todos os nossos secretários e demais partes envolvidas, vamos obter grande sucesso. Quem gera o emprego é o empresário, por isso temos que ter uma boa relação com todos eles e assim ajudar o desenvolvimento de nossa cidade”, comenta.

Após as falas das autoridades, todos se dirigiram à porta da Sala do Empreendedor para o momento de retirada da faixa, simbolizando a inauguração. O principal objetivo desse espaço é facilitar a vida de quem deseja empreender e prestar todo o suporte necessário a quem já possui um empreendimento.

O local conta com diversos serviços, tais como: abertura de empresas, emissão de alvarás, licenciamento Ambiental e Sanitário, consultorias, capacitações, orientações de compras públicas, dentre outros. A Sala do Empreendedor ficará instalada em um local estratégico, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão – NAC, localizada à Rua Padre Luiz Parenzi, nº710, Centro, Aracruz\/ES -