Policial

Ex-governador Gerson Camata é assassinado e motivação foi uma ação judicial

Postada em:

O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata (MDB), foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26), no bairro Praia do Canto, em Vitória.

Camata foi alvejado no ombro por um disparo de arma de fogo após uma discussão. O Samu chegou a ser acionado, mas o ex-governador não resistiu e nem chegou a ser socorrido. O crime ocorreu em frente a um restaurante próximo à esquina das ruas Chapot Prevot e Joaquin Lyrio. Foto: Reprodução internet

Leia também: Homicídios - Redução da jornada nos DPMs teria aumentado insegurança em Aracruz, dizem moradores

O suspeito foi Identificado como Marcos Venício Moreira Antrade , economista de 66 anos, que trabalhou como assessor de Gerson Camata pelo período de 19 anos.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do ES, Nylton Rodrigues, Andrade foi detido ainda na Praia do Canto por policiais militares que estavam de folga. Ele estava dentro de uma loja.

Ainda segundo o secretário, Andrade confessou a autoria do crime.

Motivação:

A motivação teria sido uma ação judicial movida por Camata em desfavor do ex-assessor, que teria resultado no bloqueio R$ 60 mil de uma conta bancária de Andrade.

O desentendimento entre Camata e Andrade vem de alguns anos. Em abril de 2009, Andrade acusou o então senador Gerson Camata de obrigar funcionários a pagar contas do parlamentar. Essa e outras denúncias foram publicadas na edição de 19 de abril do jornal A Gazeta. Entre as denúncias, Andrade afirmou que funcionários de Camata apareceram na prestação de contas da campanha ao senado em 2006, mas que nunca receberam pagamento. Tudo seria para justificar gastos inexistentes. Na ocasião, Andrade acrescentou que era obrigado a ceder 30% do salário que recebia no senado para pagar despesas de Camata e que o senador recebia mesadas de empreiteiras.

O senador negou as acusações e disse que Andrade estava perturbado psicologicamente.    

Após as denúncias, Camata moveu uma ação contra o ex-assessor e Andrade foi condenado a pagar ao político a quantia de 50 mil Reais, além das custas processuais.         

 

Histórico:

Gerson Camata iniciou na política em 1967 como vereador de Vitória. Foi eleito pelo partido Arena.

Em 1970 elegeu-se deputado estadual e em 1974 conquistou uma vaga na câmara federal pelo mesmo partido.

Casou-se em 1981 com a deputada federal Rita Camata. Um ano depois chegou ao governo do Espírito Santo, sendo o primeiro governador eleito de forma democrática após o regime militar. Camata governo o Estado de 1982 a 1986.

Como senador, cargo que mais ocupou durante sua carreira política, foram 24 anos no total.      

 

Velório:

O Corpo do ex-governador Gerson Camata está sendo velado no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Público e imprensa só terão acesso a partir das 10h. Às 14h30 um cortejo levará o corpo para o Cemitério Jardim da Paz, na Serra, onde será sepultado a partir das 16h.