Cidades

Duplicação BR 101 - Famílias de João Neiva têm dez dias para deixar imóveis

Postada em:

Famílias do Município de João Neiva estão vivendo um verdadeiro drama e não sabem onde estarão morando daqui a 11 dias. Moradoras das margens da BR 101, essas nove famílias estão sendo obrigadas a deixar suas casas que darão lugar às obras de duplicação da BR 101. Pior que a dor de deixar contra a vontade, o lar onde passaram grande parte de suas vidas, ou a vida inteira em alguns casos, é não receber qualquer indenização e não saber para onde ir.

As famílias, que se dizem surpreendidas, foram notificadas na última quinta feira, dia 17, pela Eco 101, concessionária que administra a Rodovia e que promete promover 2481 demolições ao longo da BR, em todo o Espírito Santo.

As famílias, que residem no Bairro Industrial, em uma região conhecida como Queijera, realizaram uma reunião, na noite desta segunda feira, que contou com vereadores e representantes do poder executivo municipal.

O objetivo era buscar apoio junto aos dois poderes para encontrar uma saída para a atual situação. Todas as famílias alegam que compraram os imóveis e não aceitam ter de deixá-los sem direito a uma indenização.

As nove famílias somam um total de 35 pessoas, dentre elas, seis crianças e oito idosos.

Na reunião desta segunda feira, os dois poderes ficaram de encaminhar um requerimento à Eco 101 para que a empresa reconsidere o prazo dado aos moradores que, em princípio, se encerrará no dia 2 de outubro. Outra solicitação é que a empresa redimensione o projeto de forma a livrar os imóveis dessas famílias ou que providencie novas moradias para elas.

O vereador Luiz Carlos Adão, o Cacá (PMDB), que participou da reunião, tem mostrado interesse em unir forças com a Associação dos Proprietários das Áreas de Influência da BR 101, criada em Fundão, porém, acha que isso terá de esperar um pouco.

“Como o prazo dado às famílias de João Neiva está se esgotando, essa deve ser a prioridade no momento. Somente depois de tomadas as providências cabíveis para essa situação emergencial é que poderemos promover essa união, afirmou.”

Kaká lembra que em João Neiva, o problema não se resume a essas nove famílias e que no Município, vários outros imóveis poderão ser demolidos.

Até o momento, a notificação só foi feita aos moradores do Bairro Industrial porque é um trecho que receberá obras já na primeira etapa. As obras de duplicação em João Neiva devem começar efetivamente, no mês de novembro.