Geral

Projeto para enfrentamento da violência contra a mulher será lançado nesta quarta em Aracruz

Postada em:

A partir desta semana o município de Aracruz passará a contar com o Projeto “Homem que é Homem”, da Polícia Civil em parceria com a PMA, para o enfrentamento da violência contra a mulher. A solenidade acontece nesta quarta-feira, 17 de outubro, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal – Rua Professor Lobo, 550, centro de Aracruz. Foto: Reprodução/ Internet

“O projeto vem para nos oferecer mais um suporte no atendimento aos homens que tenham perpetrado atos de violência contra o público feminino”, explica a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Felipe dos Santos Matos.

“Homem que é Homem” 
Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

SERVIÇO
Solenidade de lançamento 
projeto “Homem que é Homem”


Quando: quarta-feira, 17 de outubro, às 16h
Onde: Câmara Municipal de Aracruz (Rua Professor Lobo, 550, centro de Aracruz)