Geral

Projeto Praça Digital chega à comunidade de Vila do Riacho

Postada em:

Uma grande cerimônia ocorrida na noite desta quarta-feira (10/10), na praça Olga Borges Mercier, em Vila do Riacho, marcou a inauguração do projeto Praça Digital. Esta é a oitava praça implantada na cidade, desde o dia 27/07, quando foi oficializado o primeiro ponto de internet pública, na Praça da Paz.

O prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado de seus secretários, vereadores e lideranças comunitárias prestigiaram uma bela exibição da tradicional Banda Marcial da escola Ermentina Leal, que chegou ao local encantando o público com seu belo desfile e músicas diversas.

Na sequência a prefeitura deu início à apresentação do projeto falando aos presentes sobre suas funcionalidades. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, foi o primeiro a se pronunciar. “Boa noite a todos. Essa praça digital vem com um propósito de inclusão, não somente social, mas da possibilidade das pessoas poderem se conectar. Desejo que um dia a internet possa ser acessada em qualquer lugar, não somente em praças ou residências. Estamos falando de uma ferramenta que permite as pessoas se comunicarem e a movimentar a economia, pois o modelo de negócio mudou. Ela é muito importante para o desenvolvimento das pessoas, e deve ser acessível a todas”, comenta.

O secretário ainda falou do aplicativo Aracruz Online. “Com esse instrumento podemos atender a população, que pode fazer uma foto de alguma demanda, registrar e nos informar, como uma lâmpada de poste queimada. A prefeitura funciona dentro de um horário, mas essas demandas não. Por isso os serviços se tornam muito mais eficazes, pois a população nos demanda e cobra, sendo que pelo aplicativo é informado o tempo que o servidor levou para responder”, explica.

O presidente da Associação de Moradores de Vila do Riacho, Leonardo Pereira, agradeceu à prefeitura pela oportunidade. “Gostaria de cumprimentar todas as autoridades presentes e agradecer por esse sinal de internet pública, que, sem dúvida, ajudará muito nossa comunidade, além de nossos alunos que ganham uma grande ajuda para fazer seus trabalhos”, ressalta.

O vereador Beto Negreiro, que é morador de Vila do Riacho, também comemorou a conquista. “Hoje nós ganhamos um presente. Essa conexão nos permite acessar a internet até mesmo a uma distância de 300 metros da praça. Além dessa internet, também tenho certeza que nossa comunidade ainda será beneficiada com outros empreendimentos”, comemora.

Para finalizar os discursos, o prefeito Jones Cavaglieri falou aos moradores. “Quando nós pensamos em adotar as praças digitais com sinal de internet pública tínhamos dois pensamentos. O primeiro é atender uma camada da população que não tem recursos para acessar a internet em sua casa. Já o segundo é trazer a família para as praças e unir as pessoas. Essa é a nossa oitava praça. Só para vocês terem uma ideia, após a implantação da primeira praça, conseguimos aumentar em 20% o fluxo de pessoas no local. Vamos trabalhar para implantar a internet pública em toda cidade, com um programa chamado Internet para todos. Usem essa ferramenta de forma responsável e consciente ”, comenta.

As próximas localidades a receber a Praça Digital ainda esse ano são: Bela Vista, Coah IV, São Marcos, Coqueiral, Barra do Sahy, Rodoviária e Mercado Municipal. A previsão é que até o fim do mandato seja ampliada para 25 o número dessas praças digitais.

Fonte: Prefeitura de Aracruz