Saúde

Ação da Prefeitura de Aracruz vai sensibilizar moradores quanto ao diagnóstico precoce das hepatites

Postada em:

Para marcar o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, e reforçar a necessidade das pessoas buscarem um diagnóstico e prevenção, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realiza neste sábado (18/08) na Casa Rosa, localizada em frente ao Mercado Municipal, Centro, das 8h às 13hs, uma grande ação para conscientizar e sensibilizar os moradores sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais B e C e a importância da vacinação para a Hepatite B.

A equipe da Vigilância da SEMSA, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS disponibilizará uma testagem rápida, a vacinação da Hepatite B, além da oferta e insumos, como camisinhas masculina e feminina e gel lubrificante. Vale ressaltar que a vacina é a principal medida de prevenção da doença, e se encontra disponível à população nas Unidades Básicas de Saúde.

Ela é dirigida a jovens, pessoas com 50 anos, gestantes, manicures e tatuadores. Dessa forma serão dadas dicas sobre a testagem, os sintomas, as formas de contágio e prevenção. Trata-se de doenças causadas por um vírus, elas são infecciosas e afetam o fígado, podendo evoluir para uma forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos da doença podem levar à morte. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadores e não saber, por isso a importância em se informar e fazer o teste.

O teste rápido 
O teste rápido é primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, o que possibilita interromper sua cadeia de transmissão e ter um maior controle. O uso do preservativo é muito importante para prevenir a transmissão, que também ocorre nas relações sexuais, além do compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha e seringas. Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados na colocação de piercing e tatuagens.