Cultura

Projeto promove incentivo à leitura em Ibiraçu

Postada em:

"Livro que anda" passará por diversos pontos do município e conterá obras que estarão disponíveis ao público. Iniciativa faz parte do Programa Votorantim pela Educação (PVE)

 

Um plano de ação para incentivar a prática da leitura na população vem sendo desenvolvido nos municípios integrantes do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir com a melhoria da educação pública em municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria.

 

Como parte destas ações, foi lançado em Ibiraçu o projeto "Livro que anda", um livro gigante feito em madeira, que passará por escolas, bancos e comércio da cidade, até o final do ano, levando ao público diversas obras literárias. O lançamento do projeto ocorreu no dia 6 de julho na Praça Aristides Armínio Guaraná e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, estudantes e integrantes da comunidade local.

O "Livro que anda" possui prateleiras que comportam até 70 livros. Durante o período em que estiver em exposição nos diversos pontos da cidade, os leitores poderão escolher uma obra para levar para casa e, após o termino da leitura, devolvê-lo na Biblioteca Pública Municipal de Ibiraçu.

 

As obras disponibilizadas, entre livros da literatura infantil e adulta, são oriundas da Biblioteca e de doações recebidas da população. Segundo a pedagoga Luciene Cândido Ramos, uma das mobilizadoras do PVE, o principal objetivo desta iniciativa é mostrar a importância do hábito de leitura e como ele pode ser prazeroso no dia a dia. "Nós queremos fazer com que as pessoas da comunidade se tornem leitoras e percebam como a leitura é importante para tantos aspectos da nossa vida", afirmou ela.

 

Até o final do ano, nove escolas municipais deverão receber a iniciativa. Nas próximas semanas, até o fim de agosto, o "Livro que anda" passará pela Padaria Pão e Cia e pelas escolas Professora Ericina Macedo Pagiola, Maria Lucas Gomes, Professora Elzita Barbarioli, ESFA, Narceu de Paiva Filho, e Nossa Senhora da Saúde. A intenção é deixar o livro uma semana em cada lugar. Quem desejar doar livros para a campanha pode procurar a Biblioteca Pública Municipal.

 

PVE

As atividades do segundo ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) foram realizadas entre os dias 18 e 21 de junho em Ibiraçu e Fundão. Nesta segunda etapa do PVE 2018, foi iniciada a mobilização de alunos para inscrever projetos no Desafio Criativos da Escola, que selecionará iniciativas que apresentarem soluções para transformar a realidade de suas escolas e comunidades.

 

O tema escolhido para ser trabalhado pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”, contemplando alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação. A temática é abordada na frente de gestão durante as reuniões e formações com grupos de diretores e gestores escolares. Na frente de mobilização, o tema este ano é “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios. O público-alvo desta frente são os alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.

 

Este ano, os municípios contemplados pelo programa PVE no Espírito Santo passaram de três para sete, alcançando mais de 40 mil alunos de 175 escolas. Além de Ibiraçu e Fundão participam do PVE 2018 Conceição da Barra, Montanha, Pedro Canário e Pinheiros.