Esporte

Atletas capixabas buscam vitória em mundial de duathlon na Dinamarca

Postada em:

Os jovens Karolayne Santos (16) e Matheus Ribeiro (16) estão se preparando para a maior viagem de suas vidas. Moradores de Santa Cruz (Aracruz-ES), onde participam de um projeto social em que praticam corrida, natação e ciclismo, a dupla embarca no dia 3 de julho para a Dinamarca. Além deles, somente dois outros atletas capixabas participam da competição mundial de duathlon que acontece naquele país, mas Karolayne e Matheus são os únicos na categoria 16/19 anos. Os atletas viajam com o apoio da INFLOR, líder na América Latina no mercado de sistemas para gestão florestal.

A INFLOR é patrocinadora regular de três atletas que participam do projeto social, em Santa Cruz, e dois deles obtiveram índice para a competição na Dinamarca. Karolayne e Matheus disputarão a prova com jovens de várias partes do mundo. Além deles dois, Gustavo Cabidelli também compete com o patrocínio da INFLOR. “Esses jovens atletas têm muito comprometimento, competência e foco em resultado, valores semelhantes aos nossos. Para nós, é muito gratificante proporcionar a oportunidade de um futuro melhor para esses talentos”, enfatiza Guilherme Brunoro, gerente de Marketing e Ecossistemas da empresa patrocinadora.

O técnico responsável pelo treinamento da dupla, Jorge Augusto Curto de Oliveira, está confiante nos resultados dos atletas. Desde a classificação no campeonato brasileiro, obtida em etapa classificatória disputada em Barueri (SP), Karolayne e Matheus treinam pesado três vezes por semana, incluindo um treino de altitude nas montanhas capixabas do Espírito Santo, em Domingos Martins. Segundo o técnico, Matheus obteve uma grande evolução de desempenho e a expectativa com os atletas na disputa é grande.

“Temos a intenção de estar entre os cinco melhores. Comparando ao resultado deles no brasileiro, eles estariam entre os melhores do mundo. Temos a noção de que será muito difícil, porque na Europa tem muito triatleta, é uma forte concorrência. Mas estamos confiantes”, afirma técnico.

Os atletas capixabas se mostraram orgulhosos de conquistar a vaga no campeonato mundial e estão confiantes na boa preparação para a disputa. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de ir para fora do Brasil e, ainda por cima, fazendo o que eu amo. Está sendo uma experiência maravilhosa. Minha meta é chegar lá, dar o meu melhor e trazer a medalha para o Brasil. Vai ser difícil, porque eles são muito bons, mas estou muito confiante”, garantiu o atleta Matheus Ribeiro.

Matheus ainda falou da importância de ter projetos de esportes para os jovens e como o patrocínio é importante para que os atletas possam fazer o que gostam. “Isso tira o jovem da rua, muitos deles ficam desmotivados e o esporte ajuda muito nisso, dando oportunidade e mostrando outras saídas para uma vida melhor”, disse ele.

Karolayne, que já visitou algumas cidades do Brasil competindo em provas de triathlon e duathlon, se prepara para a viagem mais longa. Participar do mundial da Dinamarca é um feito e tanto para a atleta, que destaca a importância do patrocínio. “O apoio é fundamental, ajudando a gente a se desenvolver dentro do esporte. Sozinhos não íamos conseguir, precisamos de uma alavanca e o patrocínio tem um poder enorme de nos ajudar nessa jornada”, afirmou. Ela garantiu lugar no mundial depois de vencer atletas mais experientes no brasileiro.

Sobre a INFLOR – Com sede no Espírito Santo e atuação nos quatro continentes, a INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental. A empresa, que é líder latino-americana em soluções para o setor florestal, iniciou recentemente a atividade de patrocínio esportivo, apoiando os jovens atletas de triathlon de Aracruz.