Obtuários

Ibiraçu - Idoso morre dentro de ônibus de pacientes oriundos de Conceição da Barra

Postada em:

Um homem de mais de 80 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18), dentro de um ônibus que transportava pacientes de Conceição da Barra para consultas na Grande Vitória. O ônibus é contratado pela prefeitura do município do estremo norte do ES e o nome do idoso ainda não foi informado. Foto: Rodrigo Barbosa

A reportagem do Site Aracruz apurou que o motorista parou o veículo em um ponto de apoio de Ibiraçu e os passageiros desceram para lanchar e ir ao toalete. Quando faltavam poucos minutos para ônibus seguir viajem, alguns passageiros resolveram acordar o idoso para que ele também atendesse suas necessidades fisiológicas, se fosse o caso. Foi naquele momento que perceberam que o corpo do idoso estava gelado e, ao observarem a pulsação, perceberam que ele estava em óbito, o que teria sido confirmado posteriormente por uma equipe médica da Eco 101, concessionária que administra a Rodovia BR 101.

Uma equipe do Instituto Médico Legal de Vitória esteve no local, porém, a remoção do corpo não foi feita e o motivo teria sido que a morte não foi por causa violenta. Assim foi preciso esperar a chegada de uma funerária de Conceição da Barra para remover o corpo até o IML de Vitória, para realização do Serviço de Verificação de Óbitos - SVO.

Devido ao ocorrido, grande parte dos 40 passageiros do ônibus, que também fariam consultas e exames na Grande Vitória, perderam seus horários e assim, todos retornaram para Conceição da Barra e uma nova data para consultas e exames será agendada.

O falecimento do idoso chama a atenção para um problema enfrentado por muitos moradores do interior, que dependem de transporte das prefeituras para consultas e exames na Grande-Vitória.

Neste caso específico, o ônibus contratado pela Prefeitura de Conceição da Barra teria saído  daquele município às 0h40 da madrugada, chegando ao ponto de apoio em Ibiraçu às 4h50.

Em muitos casos, é comum que parte os pacientes que realizam exames ou consultas pela manhã tenham que esperar que o último paciente seja liberado no final da tarde, por volta das 17h, para que todos retornem no mesmo ônibus, o que acaba ficando muito desgastante dependendo do estado de saúde do paciente, que ainda precisa enfrentar a viajem de volta para sua cidade. Algumas prefeituras amenizam o problema utilizando dois carros, sendo um para os exames do horário matutino e o segundo para o vespertino.

Nossa  reportagem não conseguiu o contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Conceição da Barra para saber qual é a realidade do transporte de pacientes daquele município.