Geral

Moradores fazem protesto contra a derrubada de castanheiras das praias de Aracruz

Postada em:

Um grupo de manifestantes interditou um trecho da Rod ES 010, em Aracruz, na tarde desta quinta-feira (05). O protesto, que ocorreu próximo ao trevo de Coqueiral, foi contra a derrubada das castanheiras das praias do município, que teve início na manhã da última quarta-feira (04), na Praia de Coqueiral. Foto: Divulgação

Os manifestantes utilizaram galhos das próprias árvores cortadas para interditar a rodovia. O protesto, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, durou aproximadamente das 14h às 16h. A pista só foi liberada após aberta a possibilidade de representantes da Infraero se reunirem com a comunidade para discutir a questão.

A retirada das castanheiras faz parte de um projeto de recuperação das áreas de restinga, que começa a ser realizado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura). Responsável pela supressão de 20,38% de área de restinga para a ampliação do Aeroporto de Vitória, a Infraero objetiva seguir determinação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e recuperar o equivalente ao dobro da área suprimida de restinga. Parte dessa área, 15,5 hectares, deve ser recuperada nas praias de Barra do Riacho, Barra do Sahy, Putiri, Mar Azul, Praia dos Padres, Coqueiral e Santa Cruz.

No entendimento do IDAF, a retirada das castanheiras se faz necessária por se tratar de uma planta exótica (que não pertence àquele ambiente) e que prejudicaria o desenvolvimento da vegetação de restinga.

A prefeitura de Aracruz alega que o Município concedeu anuência para a execução do projeto através do ofício nº 123/2016, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em 2016, ainda na administração anterior.

A expectativa é de que o corte das castanheiras enfrente resistência também em outras praias do município, já que algumas lideranças de regiões, como Barra do Sahy e Barra do Riacho, afirmaram ao Site Aracruz que as comunidades estão empenhadas e unidas pela manutenção das castanheiras.

A alegação das lideranças é de que as castanheiras possuem um papel importante para o turismo da região e tornam as praias de Aracruz diferentes da maioria dos balneários do Estado. Elas atraem turistas que preferem evitar que suas famílias fiquem excessivamente expostas ao sol.